Arquiteto projeta instalação geométrica de concreto para o MPavilion
Estrutura receberá festival na Austrália; projeto já foi feito por grandes nomes da arquitetura em outras edições
Em 2023, o arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Tadao Ando, será responsável pelo projeto do MPavilion 10 nos Jardins da Rainha Vitória, localizado no coração do centro da cidade de Melbourne, na Austrália. O MPavilion é uma espécie de festival anual de cinco meses, no qual são realizados vários eventos públicos gratuitos como palestras e espetáculos de música e dança, além de performances e oficinas para crianças, entre muitos outros eventos focados no design.
Nos últimos 10 anos, o MPavilion tem trabalhado com os mais importantes pensadores arquitetônicos do mundo para criar um espaço de engajamento com questões urbanas, cívicas e de design urgentes. A cada ano, o MPavilion convida arquitetos com uma linguagem de design única e propósito social, dando-lhes total liberdade para realizar sua visão.
Ando é o sétimo arquiteto internacional de destaque a ter sua primeira obra na Austrália comissionada pelo MPavilion. “Eu sempre admirei como Tadao Ando responde e incorpora as particularidades de um lugar em seu projeto, e sua crença de que a arquitetura pode moldar uma sociedade”, disse Naomi Milgrom, empresária e filantropa australiana à frente da Fundação Naomi Milgrom, que é responsável pela organização do MPavilion.
Projeto de Tadao Ando para o MPavilion
Concebido como um novo ponto de encontro dentro do Distrito das Artes de Melbourne, o projeto de Ando para o MPavilion encapsula seu desejo de criar uma estrutura memorável que converse diretamente com seus jardins. De acordo com o arquiteto, ele busca a pureza espacial, utilizando a geometria de círculos e quadrados para criar um espaço em harmonia com a natureza.
Para isso, o MPavilion 10 apresenta um grande toldo – um disco revestido de alumínio com 14,4 metros de diâmetro apoiado em uma coluna central de concreto. Dois quadrados deslocados criam duas entradas que levam ao centro do pavilhão. Paredes de concreto de diferentes comprimentos cercam parcialmente o espaço, criando um santuário tranquilo reminiscente de um jardim murado japonês tradicional. Uma longa abertura horizontal (19,4 cm x 22,5 cm) percorre o comprimento das paredes norte e sul, enquadrando vistas do horizonte de Melbourne e dos parques, conectando a cidade e a exuberante vegetação dos Jardins da Rainha Vitória com o interior.
As formas geométricas e a simetria são reforçadas por um arranjo interno que é metade pavimentado e metade piscina espelhada, que reflete o toldo, o céu, a cidade e os arredores.
“O design começou com o desejo de criar uma sensação de eternidade no oásis de jardim de Melbourne”, compartilhou Tadao Ando. “Eu queria criar uma experiência que durasse para sempre nos corações de todos que visitam. Eu imaginei uma arquitetura do vazio, que permite que a luz e a brisa entrem e deem vida a ela. Um lugar que ressoa e floresce com criatividade infinita. O MPavilion 10 é projetado para incentivar encontros entre pessoas, o mundo natural e um diálogo interminável”, conclui Ando.
Fontes
Tadao Ando é autodidata em arquitetura. Fundou a Tadao Ando Architect & Associates em 1969. Dentre suas obras estão a Igreja da Luz, Pulitzer Arts Foundation e o Museu de Arte Chichu. Lecionou como professor visitante na Universidade Yale, Universidade Columbia e Universidade Harvard. Professor da Universidade de Tóquio desde 1997. É professor emérito da Universidade de Tóquio desde 2003.
Naomi Milgrom, empresária e filantropa australiana à frente da Fundação Naomi Milgrom, que é responsável pela organização do MPavilion
Contato:
Assessoria de imprensa: amber@ampr.com.au
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/11/2024
Corredor Metropolitano: obra que transformará a mobilidade na Grande Curitiba
O Governo do Paraná deu um importante passo rumo à modernização da infraestrutura viária ao publicar o edital de licitação para a construção do novo Corredor……
28/11/2024
Financiamento de imóveis pela Caixa: entenda o que mudou
Em outubro, a Caixa Econômica Federal anunciou uma série de mudanças com relação ao financiamento de imóveis de até R$ 1,5 milhão. As regras passaram a valer a partir de 1° de…
28/11/2024
“Construção Brasil 2024” debate inovação e crescimento no setor
Em outubro, foi realizado o evento Construção Brasil 2024, dedicado à discussão de estratégias inovadoras, transformações tecnológicas e oportunidades de crescimento no setor.…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.