18/05/2023

FEICON traz lançamento de aplicativos da construção civil

Apps e plataformas auxiliam na criação de gêmeos digitais, gerenciamento de resíduos e no cálculo de gastos

Aplicativos facilitam a rotina no canteiro de obras, além de ajudar a evitar desperdício.
Crédito: Envato

O número de construtechs e proptechs cresce no Brasil.  Em 2022, foram registradas 1.068 startups ativas, alta de 11,8% em relação às 955 empresas mapeadas em 2021 no país, segundo o 7º Mapa de Construtechs e Proptechs, publicado pela Terracotta Ventures. Durante a FEICON, alguns aplicativos e plataformas foram apresentados para o público e prometem auxiliar na construção civil e nas obras. Confira!

Smart Sky Tech Hub

A Smart Sky, um hub de tecnologia da construção civil, aposta em um processo digital que transforma espaços reais em modelos gêmeos digitais. Para isso, utiliza ferramentas que capturam o estado real de um ambiente ou canteiro de obra levantando informações das suas características, cores e dimensionais a fim de obter um levantamento de todas as informações possíveis, melhorando a eficiência do input para modelos BIM. Neste processo, são usados equipamentos como Drones (precisão centimétrica) e Laser Scanners (milimétrica), Matterport, visual live e câmera 360.

Uma das empresas que contratou este serviço, a Direcional Engenharia, teve uma redução de 85% no SLA (Service Level Agreement) de levantamentos topográficos. Além disso, hoje a empresa possui sua própria frota de drones, o que possibilita acompanhar à distância o andamento da obra, mapear processos erosivos, dispensar o uso de guindastes ou andaimes para a realização de inspeções prediais e análises estruturais e monitorar áreas de risco. Outra empresa, a RAC Engenharia, contratou a plataforma SITESCAN, que faz parte do hub e permite fazer o levantamento preciso das áreas do projeto para poder integrar com o modelo BIM. Outra funcionalidade do SITESCAN é realizar um acompanhamento preciso de movimentação de terraplanagem para melhor realizar o planejamento, cálculo e medição para pagamento de terceiros. 

Landapp control

Segundo o Instituto Ethos, Organização Não Governamental (ONG) especializada em meio ambiente, a construção civil é a maior geradora de lixo e o destino correto do entulho produzido pela atividade deve ser a prioridade das cidades brasileiras.

Para os profissionais que desejam solicitar e gerir o transporte de materiais e resíduos da sua obra com transparência e sustentabilidade, o aplicativo Landapp Control pode ser uma boa solução. Por meio de tecnologia e big data, ele permite acompanhar em tempo real o transporte, além de oferecer rastreabilidade, gestão e maior controle no canteiro pelos profissionais de obra. O app foi realizado pela Landapp, uma startup de ecossistema de logística da construção civil que conecta construtoras e caminhoneiros a empresas de terraplanagem, recicladoras para destinação correta de resíduos e reaproveitamento de matéria. 

Calculadora de gastos

Durante a FEICON, a construtech FastBuilt apresentou uma plataforma com diversas soluções para gestão do pós-obra. Um dos lançamentos é a calculadora de gastos, que permite às construtoras visualizarem o alto custo que pode ser evitado no pós-obra através de uma boa gestão de assistências técnicas. Segundo a empresa, ela ajuda a construtora a entender o quanto ela vai gastar com pós-obra ao longo de cinco anos

Nela é possível adicionar informações como o valor do CUB atualizado, o número de apartamentos do empreendimento e a metragem aproximada de cada um. A calculadora vai gerar automaticamente o valor aproximado dos gastos com o pós-obra e quantos apartamentos a construtora “perde” com esse valor. 

Fontes
FEICON
Landapp Control
Smart Sky
FastBuilt

Contatos:
FEICON – patricia@kbcomunicacao.com.br
Landapp Control – contato@landapp.com.br
FastBuilt – bruna@trevocomunica.com
Smart Sky – contato@smartsky.tech

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP


18/05/2023

Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo