Projeto do novo Complexo do Pacaembu ganha prêmio internacional de arquitetura
Revista britânica The Architectural Review realizará a premiação oficial em junho
O projeto de reforma do Complexo do Pacaembu foi o vencedor da categoria Novo e Antigo do prêmio AR Future Projects, promovido pela revista britânica “The Architectural Review”. O anúncio foi realizado em 14 de março, e a premiação oficial está marcada para junho, em Londres, na Inglaterra.
A prestigiada revista também destacou o projeto brasileiro, assinado pelos escritórios Raddar e Progen, como sendo um dos dois competidores mais “altamente recomendados” pelos jurados da premiação, que incluíam urbanistas, empresários e arquitetos. Alguns dos outros vencedores foram o Anthony Timberlands Center (Vencedor Geral), em Arkansas, EUA; o Kaya Medical Campus (Cívico e Comunitário), em Kaya, Burkina Faso; a Trondheim Central Station (Infraestrutura), em Trondheim, Noruega; e o Cais (Hotelaria e Lazer), em Florianópolis, outro destaque brasileiro.
Projeto do novo Pacaembu
O Complexo do Pacaembu é administrado pela concessionária Allegra Pacaembu, que, em janeiro de 2020, assumiu a gestão do local por 35 anos, com o objetivo de “entregar de volta à cidade um equipamento totalmente restaurado e modernizado, respeitando a sua história e amplificando seu significado”. A previsão de investimento é de mais de R$ 400 milhões.
Iniciadas em junho de 2021, as obras preveem a construção de um edifício de nove andares, com quatro deles subterrâneos. Todo o processo de reforma, modernização e restauro terá como norte o conjunto arquitetônico original, seguindo as aprovações dos Conselhos Estadual e Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e das Secretarias Municipais competentes.
Com finalização das obras prevista para janeiro de 2024, o espaço contará com um edifício multifuncional integrado ao clube poliesportivo, um complexo para eventos, hotel, estacionamentos, galeria de arte e um centro de medicina esportiva. O local onde abriga, atualmente, o antigo estacionamento será transformado em uma praça interna de convivência, com ampla oferta de alimentação e serviços.
Segundo a ARE Arquitetura, responsável pelo projeto arquitetônico, o local contará com climatização completa, aquecimento da piscina, carregadores para veículos elétricos e sistema de monitoramento inteligente, com alarmes remotos. Além disso, as arquibancadas serão inteiramente refeitas, e o gramado, reconstituído.
A ideia dos responsáveis é que o novo Pacaembu receba diariamente mais de 7 mil pessoas, com acesso gratuito, além, claro, do público que irá prestigiar os jogos e os eventos especiais. Com isso, o número deverá chegar a 3 milhões de visitantes por ano.
Inaugurado em abril de 1940, o estádio do Pacaembu surgiu com a promessa de se tornar o mais moderno da América Latina, oferecendo ao público esporte, cultura e lazer, além de valorizar a região central de São Paulo.
Fontes
Allegra Pacaembu
ARE Arquitetura
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.