Porto de Paranaguá completa 88 anos e prevê investimentos de até R$ 3 bilhões
As obras têm o intuito de ampliar a capacidade de movimentação de cargas
O Porto de Paranaguá completou 88 anos no último dia 17 de março, com direito a passeio ciclístico e apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça, com a presença de sete aeronaves. Além disso, nesta data aproveitou para reafirmar seus planos para o futuro, incluindo grandes obras em andamento e leilões cujos investimentos podem chegar a R$ 3 bilhões nos próximos anos, de acordo com a previsão da Portos do Paraná, autoridade portuária responsável por sua administração.
Em relação aos leilões, a empresa pública se prepara para negociar quatro áreas em 2023. Uma delas é a PAR09 (26.576 m2), destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, assim como a PAR14 (49.841 m2) e a PAR15 (38.859 m2), que estão com os processos em fases de análises das contribuições recebidas das consultas e audiências públicas.
Já a PAR03 (38 mil m2), ainda em fase de estudo, será destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, principalmente de fertilizantes. Segundo o levantamento preliminar, o investimento mínimo necessário, nesse caso, seria de R$ 223 milhões – valor que pode ser alterado.
“Para crescer de forma sustentável, nosso planejamento é pensado a médio e longo prazos”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “É dessa forma que conseguimos manter o porto eficiente e atrativo, com grandes investimentos e projetos para os próximos anos.”
Outro foco do planejamento é o Projeto Cais Leste – Moegão, que pretende centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá, ampliando a participação do modal ferroviário. Com investimento de R$ 592 milhões, o empreendimento teve contrato assinado em janeiro deste ano e é um dos destaques dos primeiros 100 dias da nova gestão do Governo do Estado do Paraná.
A estrutura será instalada em uma área de quase 600 mil m2, com três linhas independentes capazes de permitir o descarregamento simultâneo de até 180 vagões. De acordo com Garcia, “isso representa um ganho de 63% na capacidade atual de descarga ferroviária, passando de 550 para 900 vagões por dia“.
O novo complexo, do qual devem sair, anualmente, mais de 24 milhões de toneladas de grãos e farelos, será formado por moegas ferroviárias, sistemas de transporte vertical e horizontal, balanças, sistema de alimentação dos terminais, sistema de transferência de produto e prédios administrativo e de manutenção.
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico, afirmou durante uma visita às instalações do Porto de Paranaguá, no dia 22 de março, que a gestão premiada da Portos do Paraná é referência para o Brasil. “Paranaguá é um exemplo de que nós temos capacidade de ter portos públicos muito eficientes”, afirmou.
E aproveitou para ressaltar a importância dos projetos já idealizados. “Os planos para o futuro são bem consistentes. Nós temos um grande desafio, do Porto e do Governo Federal, para fechar a modelagem da futura concessão do canal de acesso do porto”, salientou Pierdomenico.
Fontes
Governo do Estado do Paraná
Portos do Paraná
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
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