7º Encontro Mica reúne 3.000 pessoas no Jockey Club do Rio; veja destaques

Evento, que une profissionais da arquitetura e da engenharia, contou com mais de 70 palestrantes

Cerca de 3.000 pessoas estiveram presentes no 7º Encontro Mica.
Crédito: Equipe de comunicação do 7° Encontro Mica/Divulgação

A 7ª edição do Encontro Mica movimentou o setor da construção civil nos dias 21 e 22 de março, no espaço EXC do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, ao reunir mais de 70 profissionais da arquitetura, do design e da engenharia em palestras e painéis sobre assuntos relevantes do momento.

O evento contou com público de aproximadamente 3.000 pessoas no total, número acima da expectativa, que era de 2.000, segundo a organização. Das 9h às 20h, os visitantes puderam conferir uma programação intensa realizada em dois palcos dispostos em uma área de 1.400 m², além de conhecer estantes e espaços de showroom.

“Buscamos sempre a inovação e muita excelência em tudo o que fazemos, e nesta edição não poderia ser diferente”, afirma a arquiteta e urbanista Michelle Beatrice Fernandes, idealizadora do Mica. “Além da inovação em tecnologia com a criação do Micaverso, onde contamos com toda a divulgação do encontro em tempo real para o mundo, ampliamos a rede de compartilhamento de conhecimentos através de dois palcos com palestras acontecendo simultaneamente.”

A empreendedora também ressaltou outros pontos de destaque do evento, como a realização de exposição de artes, arenas de sustentabilidade, tecnologia e arquitetura e, ainda, o lançamento do Podcast Mica, que contou com entrevistas ao vivo com personalidades do setor. “Foi, de fato, um grande sucesso em inovação. Estou muito satisfeita com todo o resultado.”

Dois palcos receberam atrações de forma simultânea.
Crédito: Equipe de comunicação do 7° Encontro Mica/Divulgação

Programação

Com o tema “Transformando Lugares e Aproximando Pessoas”, o 7º Encontro Mica recebeu em seus palcos nomes como Fábio Queiróz, sócio-proprietário da Rio Innovation Week, e o prestigiado arquiteto Indio da Costa, que compartilhou projetos desenvolvidos por seu escritório, com mais de 40 anos de atividades. 

A arquiteta e urbanista Tainá de Paula, vereadora e atual Secretária de Ambiente e Clima da cidade do Rio de Janeiro, também foi uma das convidadas e aproveitou sua participação para abordar os desafios relacionados à estruturação das favelas da capital fluminense.

“Ao passo que nós diminuímos, do ponto de vista nacional, o número de favelas, o Rio de Janeiro aumenta verticalmente [essa quantidade] e cria um novo tipo de favela, que é periférica, que tem atores/agentes não regularizados (fora do mercado tradicional da construção civil) e que vem produzindo uma cidade injusta, fora dos regulamentos urbanísticos e fora dos parâmetros que a gente quer”, explica.

Programação contou com painéis e palestras. Crédito: Equipe de comunicação do 7° Encontro Mica/Divulgação

Durante a sua apresentação ao público, Tainá ressalta que “as obras necessárias, a contenção de encostas, as soluções de engenharia e a pesquisa no campo da engenharia e da arquitetura que nós precisamos reconstruir não serão realizadas a partir apenas dos nossos esforços” e que é preciso uma agenda que entenda a crise e consiga planejar ações a curto, médio e longo prazos.

Outros temas abordados durante o evento foram tecnologias a favor da sustentabilidade na construção civil (com a engenheira civil Iza Valadão), o uso do BIM em incorporadora e construtora (com o arquiteto Felipe Wilbert) e o painel sobre criatividade, inovação e empreendedorismo.
O Encontro Mica contou com apoio de grupos como o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), a Associação dos Arquitetos e Urbanistas, a CBIM/RJ (Câmara Brasileira de BIM/RJ) e o Grupo G10 Empreendedores.

Fontes
Assessoria Encontro Mica
Michelle Beatrice Fernandes, idealizadora do Encontro Mica
Tainá de Paula, vereadora e atual Secretária de Ambiente e Clima da cidade do Rio de Janeiro

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo