Projeto inédito no Distrito Federal substitui asfalto por concreto
Reforma na Via Estrutural deve beneficiar cerca de 95 mil usuários por dia
Com R$ 55 milhões de investimento, o projeto inédito de modernização da Via Estrutural, no Distrito Federal, tem como objetivo substituir o asfalto atual pela pavimentação em concreto rígido em toda a via.
A pista tem aproximadamente 13 km e liga o Plano Piloto a cidades como Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Samambaia e Cidade Estrutural, chegando até Águas Lindas de Goiás.
A obra, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER), teve início em dezembro de 2022 e deverá ser concluída no final deste ano. A primeira etapa está sendo no sentido Ceilândia-Plano Piloto, que compreende um trecho de 2,5 km próximo ao viaduto do Pistão Norte, em duas faixas de rolamento. Depois, o próximo passo vai abranger outros 2,5 km do trecho seguinte, até a pista do Jóquei Clube, a DF-087.
“O andamento da obra tem superado nossas expectativas. Apesar da chuva, estamos conseguindo pavimentar cerca de 100 metros por dia“, conta Cristiano Cavalcante, Superintendente de Obras do DER. “Quando começar o período de estiagem, a produção deverá subir para 300 metros diários.”
O projeto prevê a colocação de uma camada de concreto de cimento Portland com 21 cm de espessura ao longo de toda a pista. “Sabemos que a obra traz transtornos para os motoristas, mas pedimos a compreensão de todos”, salienta Cavalcante. “O pavimento de concreto tem uma vida útil de pelo menos 20 anos, sem qualquer necessidade de manutenção no período. É qualidade de vida e segurança para os cerca de 100 mil motoristas que transitam pela via diariamente.”
Além de ajudar diretamente no conforto das viagens, a modernização da pista também traz benefícios para a economia local e para a construção civil, já que o projeto gera cerca de 200 empregos diretos e 100 indiretos, de acordo com o DER. “É uma obra que vai mudar todo o paradigma de execução de pavimentação no DF. É uma obra muito grande que vai ficar para a história e mudar completamente a vida das pessoas que passam por aqui”, completa Cavalcante.
Uso de concreto em estradas da Europa
Em 2019, a Eupave (Associação Europeia de Pavimento de Concreto) divulgou um estudo no qual recomendava aos países-membros a utilização do concreto em vez do asfalto, tanto em construção de novas rodovias quanto em reformas promovidas nas já existentes.
Um dos motivos tem a ver com as medições realizadas pela organização, que mostraram que cada metro quadrado de superfície de concreto ajuda a impedir a emissão de ao menos 20 kg de CO2 na atmosfera, na comparação com o asfalto.
Além disso, a Eupave, com base em experiência realizada no Canadá, ressaltou que essa troca permite economia nos custos de iluminação de ruas e rodovias, já que, segundo o estudo, para cada 1 km de rodovia asfaltada são necessários 20 postes de iluminação, enquanto no caso do pavimento de concreto o mesmo 1 km requer 14 postes.
Fontes
Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER)
Agência Brasília DF
Cristiano Cavalcante, Superintendente de Obras do DER
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.