Goiás constrói primeira rodovia estadual em pavimento de concreto do Centro-Oeste
Obras na GO-210 terá investimento de R$ 60 milhões e será de responsabilidade da Goinfra
Mais segurança, economia de combustível, alta durabilidade e sustentabilidade são algumas das vantagens do pavimento de concreto, segundo a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), que ficará responsável pelas obras de reconstrução e duplicação da GO-210, no município de Rio Verde, em Goiás.
Esta será a primeira rodovia estadual em concreto do Centro-Oeste, segundo a Agência, que já iniciou a fase de terraplanagem da pista. O pavimento rígido será implementado por 6 km de extensão – considerando a via duplicada, 12 km. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em cerca de um ano e meio.
“Os materiais utilizados para o pavimento flexível são os betuminosos derivados de petróleo. Atualmente, há uma grande oscilação com relação ao preço destes materiais ao serem comparados com o cimento Portland, insumo utilizado para a pavimentação em concreto”, explica Jardel Caldas Magalhães, diretor de Obras Rodoviárias da Goinfra.
“Assim, pode-se afirmar que, para estruturas mais robustas, os pavimentos de concreto são em média 10% mais econômicos do que os pavimentos flexíveis. Além de possuírem uma vida útil até 2 vezes maior, o que os tornam ainda mais vantajosos”, diz.
Benefícios do pavimento de concreto
Ainda em relação aos benefícios da pavimentação de concreto na GO-210, Jardel Magalhães cita mais segurança aos motoristas, já que “o material não sofre deformações plásticas, de modo a reduzir e postergar a incidência de buracos e não possibilitar a formação de trilhas de rodas, o que reduz substancialmente a ocorrência de aquaplanagem“.
Outro ponto de destaque, segundo o representante da Goinfra, é a economia de combustível para ônibus e caminhões carregados, principalmente, por oferecer menos resistência ao rolamento por deformação elástica. “Com isso, o pavimento de concreto se difere dos pavimentos flexíveis, que possuem deformações elásticas consideráveis, que, por sua vez, interferem no desempenho de veículos pesados”, afirma.
Alta durabilidade, baixo custo de manutenção, diminuição da temperatura na superfície do pavimento e sustentabilidade (em razão da redução de gastos com iluminação urbana, por exemplo) são outras vantagens citadas.
Novas obras com pavimento rígido
Jardel Magalhães conta que a Goinfra realiza estudos, em fase de projeto, para uma possível aplicação de pavimento de concreto em obras de reconstrução de outra rodovia, a GO-080, entre Goiânia e Nerópolis (em pista dupla). O trecho tem extensão de 45,99 km. “A previsão de início desta obra seria para o primeiro semestre de 2025, com expectativa de conclusão em 2027”, conta.
“A Goinfra, porém, poderá considerar a adoção desse tipo de material [pavimento de concreto] (excluir) em outros projetos, desde que se demonstre uma vantagem orçamentária em relação ao uso de pavimentos flexíveis”, avalia o diretor de Obras Rodoviárias.
Fontes
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)
Jardel Caldas Magalhães, diretor de Obras Rodoviárias da Goinfra
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.