Áustria cria tecnologia que acelera construção de pontes

Novo método desenvolvido na Universidade de Tecnologia de Viena já foi testado com sucesso na rodovia S7

Equipamento tem movimento inspirado no abre-fecha dos guarda-chuvas e dispensa fôrmas. Crédito: TU Wien
Equipamento tem movimento inspirado no abre-fecha dos guarda-chuvas e dispensa fôrmas.
Crédito: TU Wien

O departamento de engenharia da Universidade de Tecnologia de Viena (TU Wien), na Áustria, desenvolveu uma fôrma hidráulica que permite acelerar a construção de pontes e viadutos de concreto moldados in loco. O equipamento foi inspirado no mecanismo de abre-fecha dos guarda-chuvas. De que maneira? Uma estrutura vertical oca recebe as armaduras de aço e se move até alcançar a posição horizontal em que a viga será construída. Quando o processo de alinhamento termina, as fôrmas são preenchidas com concreto para conceber a superestrutura da ponte. 

O equipamento, que dispensa guindastes, foi testado pela primeira vez no trecho da nova rodovia que liga a Áustria à Hungria. Os engenheiros envolvidos com a tecnologia asseguram que ela garante mais agilidade na construção de pontes e viadutos com até 120 metros de comprimento. “A maneira tradicional de construir uma ponte pré-moldada acontece com a montagem de peça por peça. Neste caso, é necessário utilizar andaimes e pilares para sustentar as vigas. Com o novo sistema, construir pontes é muito mais simples, mais rápido, mais barato e gera menos impacto ambiental”, diz Johann Kollegger, do Instituto de Engenharia Estrutural da TU Wien.

Armaduras das vigas são montadas dentro do mecanismo, que após se alinhar horizontalmente pode receber concreto. Crédito: TU Wien
Armaduras das vigas são montadas dentro do mecanismo, que após se alinhar horizontalmente pode receber concreto.
Crédito: TU Wien

O engenheiro civil explica como a nova tecnologia pode tornar mais ágil a construção de pontes e viadutos. “O processo de montagem do equipamento leva cerca de três horas e os elementos podem ser configurados entre dois a três dias, ao contrário das pontes convencionais, que levam meses para serem montadas”, destaca. Os primeiros testes foram realizados em 2010 e a tecnologia – garantem os pesquisadores da TU Wien – está totalmente desenvolvida e já foi usada na construção de duas pontes na Áustria, ambas na autopista conhecida como S7. A primeira em outubro de 2019, sobre o rio Lahnbach, com 100 metros de comprimento; a segunda em fevereiro de 2020, cruzando o rio Lafnitz, com 116 metros.

Sistema permite construir obras de arte de médio porte com vãos de até 72 metros

Cada viga construída com a tecnologia pesa cerca de 50 toneladas e permite vão de até 72 metros entre os pilares de sustentação. “Está provado que a tecnologia funciona perfeitamente. Esperamos sua consolidação na construção de pontes em todo o mundo”, prevê Johann Kollegger. Outra vantagem da estrutura é que o custo da manutenção é baixo. “A construção em si é extremamente sustentável e a manutenção dessas pontes também é menos complexa”, explica Andreas Fromm, diretor-administrativo da concessionária que administra a S7.

Construção ocorre rapidamente e a estrutura de uma ponte ou viaduto pode ficar pronta em semanas. Crédito: TU Wien
Construção ocorre rapidamente e a estrutura de uma ponte ou viaduto pode ficar pronta em semanas.
Crédito: TU Wien

A construção das duas pontes custou 17,3 milhões de euros (cerca de 105 milhões de reais). Já o trecho de toda a rodovia está estimado em 700 milhões de euros (aproximadamente 4,2 bilhões de reais). As obras eram para ser concluídas em 2021, mas a pandemia de Coronavírus que também atingiu a Áustria adiou o cronograma para 2023. Outro desafio da obra de infraestrutura é a construção de dois túneis para vencer uma cadeia montanhosa na região, ambos com 3 quilômetros de comprimento. A S7 foi projetada para suportar tráfego de 29 mil veículos por dia, a fim de atender principalmente o turismo na região.  

Assista vídeo que mostra a montagem de vigas para pontes

Entrevistado
Johann Kollegger, engenheiro civil e professor do departamento de estruturas da Universidade de Tecnologia de Viena

Contato
johann.kollegger@tuwien.ac.at

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



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