Mesmo na pandemia, normas técnicas seguem atualizadas

Através de reuniões online, comitês da ABNT estão trabalhando nos processos de atualização e publicação

Entre os comitês mais atuantes da ABNT está o CB-018, que abrange cimento, concreto e agregados. Crédito: ABCP
Entre os comitês mais atuantes da ABNT está o CB-018, que abrange cimento, concreto e agregados.
Crédito: ABCP

Apesar das consequências da pandemia de Coronavírus – entre elas, o isolamento social -, os comitês da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) não param. Através de reuniões online, as normas técnicas seguem em processo de atualização e publicadas após os trâmites legais. Neste período, um dos mais atuantes tem sido o CB-018 – Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados. No final de março de 2020, o comitê publicou a nova versão da ABNT NBR 8451, dividida em 6 partes, e que trata da padronização de postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição de energia elétrica.

Mais recentemente, o CB-018 publicou também a ABNT NBR 16846:2020 (Cimento Portland e outros materiais em pó – Determinação da cor e da diferença de cor por medida instrumental). Estão em fase de consulta as ABNT NBR 16886 (Concreto – Amostragem de concreto fresco) e ABNT NBR 16889 (Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone). Também no fim de abril aconteceu reunião online do comitê para dar prosseguimento à revisão da ABNT NBR 7212 (Concreto dosado em central), que em 2020 é uma das mais aguardadas pelo setor.

O presidente da ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem), Jairo Abud, que integra o grupo que revisa a ABNT 7212, comenta o motivo da nova revisão da norma técnica. “A norma técnica tem que se modernizar. Por exemplo, já existem equipamentos que durante o transporte do concreto permitem medir o slump (consistência) do material. Isso dá maior produtividade, e é preciso prever essa modernidade dentro da norma. Por outro lado, o novo texto da NBR ABNT 7212 precisa ter o consenso entre construtores, fabricantes de aditivos e concreteiros. Todos os agentes precisam estar em comum acordo para que tenhamos as melhores práticas possíveis. Por isso, esse processo de revisão é demorado”, explica. 

Oitenta normas técnicas estão no CB-018 para serem revisadas, publicadas e criadas

Além da ABNT NBR 7212, outras normas não diretamente ligadas ao CB-018, mas vinculadas à construção civil, estão em processo de revisão ou consulta pública. Entre elas, Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575); ABNT NBR 16868-1 Alvenaria estrutural – Parte 1: Projeto; ABNT NBR 16868-2 Alvenaria estrutural – Execução de controle de obras; ABNT NBR 16868-3 Alvenaria estrutural – Métodos de ensaio; ABNT NBR 8545 – Execução de Alvenaria sem Função Estrutural de Tijolos e Blocos Cerâmicos – Procedimento; ABNT NBR 10151 – Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral; ABNT NBR 10152:2017 – Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações (Errata); ABNT NBR 13752 – Perícias de Engenharia na Construção Civil, e ABNT NBR 14931 – Execução de Estruturas de Concreto.

No escopo do CB-018, em maio serão analisadas outras 3 normas que estão em processo de consulta: ABNT NBR 16886 – Amostragem de concreto fresco; ABNT NBR 16889 – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone, e ABNT NBR 16887 – Determinação do teor de ar em concreto fresco – Método pressométrico. Em agosto de 2019, a superintendente do comitê, a engenheira civil Inês Battagin, fez um resumo do volume de normas técnicas que estavam na fila para serem confirmadas, revisadas, publicadas e criadas. Tratava-se de 80 ao todo. 

Veja as normas que estão a cargo do CB-018 (Cimento, Concreto e Agregados)

Contato
imprensa@abnt.org.br
gant@cbic.org.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo