Contratações da construção no PR voltam à fase pré-pandemia

Segundo dados recentes do Caged, setor consegue abrir mais de 11 mil vagas em 231 municípios paranaenses

Construção imobiliária lidera a geração de empregos no setor, principalmente nas regiões de Curitiba e Londrina Crédito: AEN
Construção imobiliária lidera a geração de empregos no setor, principalmente nas regiões de Curitiba e Londrina
Crédito: AEN

No Paraná, a construção civil gerou 11.603 novas vagas formais no primeiro trimestre de 2021. O número reconduz o volume de contratações no estado aos patamares da pré-pandemia, ou seja, comparáveis ao quarto trimestre de 2019. O ritmo de abertura de empregos tem duas razões: o Paraná possui atualmente 4 bilhões de reais em investimentos em obras de infraestrutura, somando recursos dos governos estadual e federal, e a construção imobiliária segue com alta produtividade tanto em Curitiba quanto nas principais cidades do interior. 

Das 11.603 vagas criadas pela construção civil paranaense durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, 7.562 se concentraram na capital, segundo dados do Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). As demais 4 mil contratações foram pulverizadas pelo interior, com destaque para Londrina. A segunda principal cidade do estado tem 18 mil unidades de habitações populares em fase de projeto ou construção, o que, segundo o SindusCon Paraná Norte, devem gerar mais 4 mil novas vagas diretas até o final de 2021.  

O sindicato, que engloba 88 municípios, estima que, se contabilizadas as construções de alto padrão e as obras de infraestrutura em Londrina e região, a expectativa de geração de emprego pode crescer pelo menos mais 50% ao longo do ano. Quem também demonstra otimismo é o SindusCon Noroeste, que acompanha o setor em Maringá e em outros 125 municípios. Na região, a construção civil emprega atualmente 11.056 trabalhadores com registro em carteira. 

Oeste se destaca como a 3ª região do Paraná que mais gera empregos na construção civil 

Situação semelhante é detectada pelo SindusCon Oeste do Paraná, que engloba Cascavel e outros 21 municípios. A região se destaca como a 3ª do estado que mais gera empregos na construção civil. Dois de seus municípios aparecem no top 10 da abertura de vagas em canteiros de obra. A lista completa inclui Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Araucária, Pinhais, Pato Branco, Apucarana e Toledo.  

Os recentes dados do Caged também mostram que dos 399 municípios do Paraná, 231 ampliaram o número de vagas formais na construção civil no 1º trimestre de 2021, enquanto 12 se mantiveram inalterados e 156 perderam postos com carteira assinada. Os números se assemelham aos medidos pelo SindusCon-PR, que é o maior do setor no estado e abrange 153 municípios 

O bom desempenho da construção civil na maioria dos municípios paranaenses nos primeiros 3 meses do ano fez o estado se destacar nacionalmente, tornando-se o 3º do país que mais gera vagas no setor, atrás somente de São Paulo e Minas Gerais, ficando à frente de Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará. Atualmente, a construção civil emprega 2.360.889 trabalhadores com carteira assinada no Brasil. Vale destacar que no 1º trimestre deste ano o setor abriu mais 100 mil novas vagas em todo o país. 

Entrevistado
Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET) – organismo vinculado ao ministério da Economia -, SindusCon-PR, SindusCon Paraná Norte, SindusCon Noroeste e SindusCon Oeste do Paraná 

Contato
observatoriotrabalho@economia.gov.br
imprensa@sindusconpr.com.br
sinduscon@sercomtel.com.br
administrativo@sindusconnoroeste.org.br
sinduscon@sindusconparanaoeste.com.br 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo