Abcic anuncia obras do ano em construção industrializada
Vencedores estão em Porto Alegre-RS, Vitória-ES e Cataguases-MG, e têm em comum os elementos pré-fabricados de concreto
A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) anunciou os vencedores do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, edição 2018. Neste ano, foram escolhidos empreendimentos em três categorias: edificações, infraestrutura e pequenas obras. Em edificações, a obra vencedora foi o campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre-RS. Na categoria infraestrutura, o prêmio ficou com o terminal aeroportuário de Vitória-ES. Já na categoria pequenas obras, o vencedor foi o prédio EMG da Energisa, situado em Cataguases-MG.
A solenidade de premiação ocorreu no dia 29 de novembro de 2018, em São Paulo-SP. “A decisão de dividir a premiação em categorias se mostrou acertada, uma vez que recebemos a inscrição de obras de diversos segmentos, evidenciando a versatilidade, a abrangência nacional e a importância do sistema construtivo para o setor”, afirma Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic. A premiação também tem o apoio da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) e da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração).
Categoria edificações
Com 60,8 mil m², o campus de Porto Alegre-RS da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) ganhou na categoria edificações por que o projeto é composto por quatro setores, sendo duas unidades construídas com estruturas pré-fabricadas de concreto, a fim de que o cronograma da obra pudesse ser cumprido. O processo de projeto e licitação demorou um ano a mais que o esperado e o prazo final de entrega de obra não poderia ser alterado, pois já existia programação para início das aulas no novo campus. O projeto arquitetônico ficou a cargo dos arquitetos André Detanico, Tarso Carneiro e Maurício Ceolin (AT Arquitetura).
Categoria infraestrutura
Já o terminal aeroportuário de Vitória-ES, vencedor na categoria infraestrutura, tem as seguintes assinaturas: projeto estrutural de Eduardo Dell’Avanzi e José Soto Quevedo e projeto arquitetônico de Ricardo Rodrigues e Thereza C.N.M. Ferreira. A construtora que iniciou a obra estava produzindo as peças moldadas in loco. No entanto, houve o embargo pelo Tribunal de Contas da União. Uma nova empresa assumiu o projeto e optou por elementos pré-fabricados, o que facilitou a execução e possibilitou o atendimento do prazo solicitado pela Infraero.
Categoria pequenas obras
Já na categoria pequenas obras, o vencedor foi o prédio EMG da Energisa, em Cataguases-MG. O edifício tem multipavimentos, com superestrutura pré-fabricada de concreto armado e protendido, composta de pilares circulares segmentados, vigas e lajes alveolares. Inaugurado em comemoração aos 113 anos da empresa, recebeu investimentos da ordem de R$ 40 milhões. O prédio se transformou em um novo marco no distrito industrial da cidade por incorporar diversos conceitos modernos de sustentabilidade e tecnologia. Quem assina é o renomado escritório internacional de arquitetura Davis Brody Bond, com sede em Nova York e filial em São Paulo. Já o projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Rogério Cierro.
Entrevistado
Reportagem com base na apresentação das obras premiadas pela Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto)
Contato: abcic@abcic.org.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.