Construsul 2018 destaca tecnologia que qualifica a obra

Softwares e sistemas construtivos foram os que mais chamaram a atenção do público que esteve na feira, em Porto Alegre

Edição de 2018 da Construsul voltou para Porto Alegre-RS e recebeu perto de 45 mil pessoas nos quatro dias de feira. Crédito: Construsul
Edição de 2018 da Construsul voltou para Porto Alegre-RS e recebeu perto de 45 mil pessoas nos quatro dias de feira. Crédito: Construsul

Tecnologia e inovação protagonizaram a 21ª edição da Construsul – Feira Internacional da Construção, realizada de 1º a 4 de agosto de 2018, em Porto Alegre-RS. Desde os produtos expostos até as palestras dadas no evento, temas como indústria 4.0, gestão da obra em tempo real e softwares que ajudam a dar qualidade aos sistemas construtivos foram os que mais chamaram a atenção do público que esteve no evento, e que, segundo os organizadores, se aproximou dos 45 mil visitantes.

Um simulador que indica se o projeto e a execução da obra estão adequados à Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) foi uma das inovações mostradas na Construsul. A ferramenta permite ao projetista, arquiteto ou engenheiro civil verificar quais são os critérios exigidos e se o que está em construção se adequa à norma técnica. Os criadores do simulador garantem que, além de facilitar o cumprimento da norma, o simulador ajuda a construir sem desperdício. “É possível diminuir o volume de resíduos, evitando a quebra de materiais”, comenta o coordenador de qualidade e desempenho da Construrohr, Felipe Lima.

O aplicativo First Planner, que permite a coleta de dados do canteiro de obras e o acesso às informações em tempo real, também foi mostrado na Construsul. “O sistema pode ser utilizado em qualquer método construtivo. Ele gerencia equipes e possibilita a gestão do serviço com dados quantitativos. Além da licença do software, fornecemos o hardware, que é a estação de coleta de dados. Cada funcionário possui um cartão, onde carrega as atividades cadastradas para ele, informando o início e o fim de cada dia de trabalho”, explica o idealizador do First Planner, Matheus Ries.

Feira finaliza com posição otimista para o setor da construção civil

O itt Performance, reconhecido instituto tecnológico em desempenho e construções da UNISINOS, em São Leopoldo-RS, também contribuiu com o viés inovador da feira ao trazer o seminário “Incêndios em Estruturas – Dimensionamento, inspeção, terapia e casos recentes”. Foram apresentadas pesquisas sobre o comportamento de elementos estruturais e seus materiais em altas temperaturas, assim como os parâmetros para dimensionamento de estruturas em situação de incêndio e a importância da compartimentação das edificações. Os palestrantes realizaram suas apresentações com base nas normas técnicas vigentes, técnicas de instrumentação, equipamentos tecnológicos dispostos no mercado e materiais inovadores.

A Construsul, que em 2018 voltou a Porto Alegre-RS, também destacou a força da construção civil brasileira para ajudar o país a retomar o crescimento. “Há um potencial imenso a ser explorado, não só no Brasil, mas na América Latina”, estima Paulo Richter, promotor da feira.

Entrevistado
Reportagem com base nas notícias veiculadas sobre a Construsul 2018
(via assessoria de imprensa)

Contato: comunicacao@suleventos.com.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo