Designers inovam e criam relógios de concreto

Joia masculina se junta a outros elementos decorativos que passam a utilizar o material para ganhar novo visual e textura

Joia masculina se junta a outros elementos decorativos que passam a utilizar o material para ganhar novo visual e textura

Por: Altair Santos

Aggregate-Watches1
Cada mostrador do AgregatteWatch tem um visual único

O relógio é uma peça que não para de se transformar. Em mais um passo em direção à inovação, designers norte-americanos decidiram incorporar o concreto à joia masculina. O material substitui os mostradores tradicionais e, segundo os designers Jonathan Thai e Mike Yim – criadores dos modelos -, o objetivo foi manter as imperfeições no acabamento, para que nenhum relógio se pareça com outro. “As bolhas que emergem na superfície do concreto, durante a cura, dão detalhes diferenciados aos mostradores”, dizem.

Os criadores da peça já atuaram na área de design industrial e engenharia. Por ter conhecimento de produção de concreto, Mike Yim foi quem projetou usar o material como matéria-prima para o mostrador. A estrutura tem 13 milímetros de espessura e foi fabricada com concreto leve autoadensável (CLAA). Apesar de ter 4,3 centímetros de diâmetro, possui resistência à compressão de 43 MPa. “Quisemos aliar requinte, mas sem deixar a brutalidade do concreto de lado”, explica.

 

Mostrador tem 13 milímetros de espessura e usa concreto leve autoadensável
Mostrador tem 13 milímetros de espessura e usa concreto leve autoadensável

O relógio pesa 90,72 gramas e os designers informam que o sucesso das peças os fazem pensar em produzir novas joias usando o concreto como matéria-prima. “A ideia de experimentar o concreto de maneiras não-convencionais e reinventá-lo em um contexto artístico se mostrou não apenas fascinante, mas despertou o interesse do público”, revelam. O modelo mais barato é vendido ao preço de 129 dólares nos Estados Unidos – cerca de 400 reais. “São peças exclusivas, pois a desforma do concreto faz com que um design seja diferente do outro”, completam.

De joias a objetos do dia a dia
Outros relógios usando concreto já chegaram ao mercado. Porém, utilizam o material como uma moldura em torno do tradicional mostrador de metal ou plástico. A incorporação do betão ao corpo da joia é a inovação do escritório de design Agregatte, que usou o crowdfunding (financiamento coletivo) para viabilizar o projeto. Os primeiros cem relógios produzidos foram presenteados a quem ajudou com recursos na fabricação das peças.

Protetor de smartphone com concreto: designers investem cada vez mais no material
Protetor de smartphone com concreto: designers investem cada vez mais no material

Projetar joias, obras de arte e até roupas usando concreto se tornou prática comum entre designers. O material se incorpora também a objetos do dia a dia, incluindo capas para smartphones, luminárias e peças de decoração com concreto translúcido. Na Austrália, o designer Johannes Kirnbauer desenvolve joias femininas usando o concreto como matéria-prima. Anéis, colares, pulseiras e gargantilhas fazem parte da coleção que agrega o material a pedras preciosas e metais como prata e ouro.

Todos esses artefatos têm um elemento em comum que é misturado ao concreto: o talco industrial. Ele oferece textura e acabamento ao material, além de permitir o molde em fôrmas de silicone, poliuretano e látex, explorando toda a versatilidade do betão. A crescente aplicação do concreto em elementos que não se referem à construção civil também tem despertado o interesse da indústria química, que passou a produzir aditivos específicos para materiais que exigem um acabamento mais refinado e leve.

 

 

Entrevistado
Designers Jonathan Thai e Mike Yim, da Agregatte (via assessoria de comunicação)

Contatos
alexandra@aggregatewatches.com
www.aggregatewatches.com

Crédito Fotos: AgregatteWatch e Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo