PR e SC são únicos estados com pontes inspecionadas
Parceria entre UFPR e DNIT permite mapeamento de obras de arte em estradas paranaenses e catarinenses. Modelo será levado para todo o país
Parceria entre UFPR e DNIT permite mapeamento de obras de arte em estradas paranaenses e catarinenses. Modelo será levado para todo o país
Por: Altair Santos
Parceria estabelecida em 2014 entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) permitiu que Paraná e Santa Catarina saíssem na frente na intenção do organismo federal de mapear e inspecionar todas as pontes existentes no Brasil, que estejam sob sua jurisdição. Hoje, os dois estados são os únicos que sabem em que situação se encontram suas obras de arte rodoviárias, cumprindo o que exige a ABNT NBR 9452:2016 – Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto.
O trabalho realizado pela UFPR engajou o Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEA) da Universidade de onde participam alunos de graduação e de pós-graduação. Eles precisaram ir a campo para prospectar em que condições estavam as pontes paranaenses e catarinenses em rodovias sob a gestão do DNIT. A coordenação do trabalho esteve a cargo do professor-doutor do departamento de engenharia civil da UFPR, Mauro Lacerda Santos Filho. Em palestra no Simpósio Paranaense de Patologia das Construções, que ocorreu de 29 de maio a 2 de junho, no centro politécnico da UFPR, ele explicou como se deu o trabalho.
Mauro Lacerda Santos Filho revelou que sequer o DNIT sabia o número exato de pontes nos dois estados. “O DNIT passou lista de 128 pontes no Paraná, mas após o mapeamento detectou-se que havia mais pontes: 190”, disse o professor, completando que o trabalho mais difícil foi conseguir descobrir como as pontes haviam sido construídas. “Como fazer um programa de conservação daquilo que não se sabe como foi feito? Boa parte das pontes foi executada nos anos 1960 e seus projetos já não existem mais. Foi preciso pesquisar como era feito o concreto naquela época, qual a qualidades dos materiais, o tipo de execução e até as condições ambientais e climáticas de quase 60 anos atrás”, explica.
Banco de dados de pontes
O trabalho do grupo de estudantes de engenharia civil que foi a campo procurou diagnosticar os seguintes aspectos das pontes: elementos estruturais, elementos críticos, importância da ponte no sistema viário e o custo para reparar o elemento com patologia ou para substituir a ponte, caso não fosse possível recuperá-la. A partir das informações coletadas, foi criado um sistema de gestão de pontes, e que foi aplicado nos dois estados: Paraná e Santa Catarina. “São os únicos estados que têm banco de dados de pontes no país”, diz Mauro Lacerda Santos Filho.
Ao todo, foram inspecionadas 553 pontes (190 no Paraná e 363 em Santa Catarina) sob a jurisdição do DNIT. Nas estradas paranaenses, o professor da UFPR afirmou que as patologias mais comuns são corrosão de armadura por desplacamento, seguido de manchas de umidade. “Mesmo assim, Paraná e Santa Catarina têm poucas pontes em péssimas condições, em comparação ao que se vê em outras regiões do país. Tem pontes em operação que estão sustentadas por escoramento de bambu no Brasil”, afirma Mauro Lacerda Santos Filho. Os dois estados são também os únicos que atendem um dos principais requisitos da ABNT NBR 9452:2016, que é a inspeção das obras de arte rodoviárias de dois em dois anos.
Saiba mais sobre a ABNT NBR 9452:2016, clique aqui.
Entrevistado
Engenheiro civil Mauro Lacerda Santos Filho, professor-doutor da Universidade Federal do Paraná e especialista nos seguintes temas: patologia das edificações, sistema de gerenciamento de pontes e performance estrutural
Contato
maurolacerda@ufpr.br
Crédito Foto: Cia de Cimento Itambé
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.