Conceito de apartamentos com “quintal” ganha adesões

Edifício 360°, na cidade de São Paulo, e Mandala, em Curitiba, se inspiram em arquiteturas que valorizam grandes varandas e fachadas assimétricas

Edifício 360°, na cidade de São Paulo, e Mandala, em Curitiba, se inspiram em arquiteturas que valorizam grandes varandas e fachadas assimétricas

Por: Altair Santos

O Edifício 360°, que teve a execução concluída em 2013, na cidade de São Paulo, lançou o conceito de fachada assimétrica no Brasil. Ele repaginou as plantas das unidades, valorizando as varandas, transformando-as em verdadeiros quintais. A ideia do projeto é de que cada apartamento funcione como uma casa suspensa. Deu tão certo que o prédio ganhou o Mipim Future Projects Awards, oferecido pela The Architectural Review – uma das mais respeitadas publicações europeias sobre arquitetura. O sucesso desencadeou projetos semelhantes no país. Em Curitiba, por exemplo, a Thá constrói o Mandala.

Edifício 306°: cada apartamento tem um “quintal” exclusivo. Projeto ganhou premiação internacional

Fora do país são cada vez mais comuns projetos com esse perfil. Em Miami, nos Estados Unidos, e em balneários da Itália e da França tornaram-se uma tendência na arquitetura local. Em comum, eles têm o objetivo de atender um público que busca segurança, sem abrir mão do espaço e da privacidade que uma casa oferece. No Brasil, não é diferente. “Pessoas que compram um apartamento com esse diferencial não estão comprando o primeiro imóvel e querem investir em uma moradia mais luxuosa. O mercado imobiliário tem nichos de públicos diferentes”, explica a engenheira civil Cássia Santos Assumpção, gerente de incorporações da AG7 Realty, que está à frente do edifício Mandala.

Esta edificação em construção em Curitiba, com previsão de entrega em janeiro de 2017, resume os desafios arquitetônicos e de engenharia impostos por prédios com essas características. “Como não há andares com repetições, conhecidos no meio técnico como ‘andar tipo’, cada andar exige uma solução diferente. A continuação vertical de todas as instalações sofre desvios, o tratamento acústico é diferenciado entre as unidades e a exclusividade do produto também gera uma engenharia de soluções complexa. Por exemplo, as varandas precisam ser projetadas estruturalmente, utilizando tecnologia para grandes vãos e grandes balanços”, explica Cássia Santos Assumpção.

Apartamentos pré-fabricados

Edifício Mandala: cada andar tem uma solução arquitetônica diferente

Isay Weinfeld, arquiteto que projetou o Edifício 360° revela que ficou um ano e meio desenvolvendo soluções para viabilizar a obra. A saída foi investir em estruturas pré-fabricadas para construir as caixas que formam os apartamentos, em vez de concretá-las diretamente na estrutura. Isso, segundo ele, ajudou a baratear o custo e a encurtar o cronograma da obra. Outra solução foi usar parede em drywall com tratamento acústico nas áreas internas, reduzindo a carga sobre pilares e vigas e proporcionando maior flexibilidade nas plantas. “Esta tecnologia construtiva também tem a vantagem de ser mais sustentável e ter mais velocidade de produção no canteiro de obras”, reconhece a engenheira da AG7 Realty, que adotou tecnologia similar no Mandala.

No prédio com fachadas assimétricas em construção em Curitiba estima-se que serão empregados 10.500 m³ de concreto. Já no Edifício 360°, a torre de 22 pavimentos consumiu perto de 80 mil m³ de concreto. O know how adquirido por essas construtoras já as estimula a empreender em novos projetos com características semelhantes. AG7 Realty, por exemplo, está à frente do Igloo Curitiba. O empreendimento de apartamentos compactos terá grandes varandas com churrasqueiras, com ampla relação entre a área a externa e a área interna. Os quintais, definitivamente, chegaram aos prédios habitacionais.

Cássia Santos Assumpção: prédios com essas características impõem desafios arquitetônicos e de engenharia

Entrevistados
Engenheira civil Cássia Santos Assumpção, gerente de incorporações da AG7 Realty
Arquiteto Isay Weinfeld (via assessoria de imprensa)

Contatos
info@isayweinfeld.com
www.ag7partners.com.br/contato/

Créditos Fotos: Divulgação e Divulgação/ AG7 Realty

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo