Monotrilho em São Paulo é opção real ao metrô
Primeiro trecho do modal começa a funcionar experimentalmente e quando pronto será o maior sistema elevado de transporte público do mundo
Primeiro trecho do modal começa a funcionar experimentalmente e quando pronto será o maior sistema elevado de transporte público do mundo
Por: Altair Santos
Tudo no monotrilho em construção na cidade de São Paulo é superlativo. Quando pronto – estima-se entre 2016 e 2017 –, sua extensão será de 26,6 quilômetros, o que o transformará no maior sistema de transporte público do mundo a usar esse tipo de modal. Além disso, deverá deslocar cerca de 550 mil passageiros por dia, através de composições computadorizadas e movidas por eletricidade sobre grandes estruturas pré-moldadas, as quais consumirão aproximadamente 110 mil m³ de concreto. Tudo isso, a um custo de R$ 5,4 bilhões e envolvendo 1.600 trabalhadores nos canteiros de obras.
Só o que não é superlativo no monotrilho paulista é o seu custo. Toda essa estrutura exige uma demanda de recursos 50% menor, se comparada ao metrô. O sistema enterrado encarece principalmente porque precisa promover desapropriações e também porque as obras avançam mais lentamente e exigem um contingente maior de pessoas. Por isso, o monotrilho surge como uma alternativa real para melhorar a mobilidade nas principais metrópoles brasileiras. Tanto é que, nem concluiu a Linha 15-Prata na zona leste paulistana, o governo de São Paulo, em parceria com o governo federal, anunciou o início das obras da Linha 18-Bronze, que ligará a capital do estado ao ABC paulista (São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo).
O ministério do Planejamento também estuda abrir linhas de financiamento para a construção de monotrilhos em cidades de médio porte (entre 500 mil a um milhão de habitantes) e entre capitais e regiões metropolitanas, seguindo o modelo do contrato assinado com São Paulo. “É preciso trabalhar nesta direção”, diz a ministra Miriam Belchior. Essa tese ganhou corpo depois que 2,9 quilômetros do sistema paulistano entraram em fase experimental. O trecho liga as estações Vila Prudente e Oratório, percorrendo vias suspensas a 15 metros de altura. Esse percurso foi liberado para que os usuários possam se adaptar ao modal.
O monotrilho é sustentado por pilares espaçados a cada 30 metros. Primeiro, se concreta a parte inferior do pilar usando formas metálicas. Já a parte superior é montada in loco e concretada com auxílio de outras formas metálicas com dimensões variáveis. O sistema também requer vigas de concreto com alta precisão dimensional, pois os pneus dos trens envolvem essas peças e qualquer erro pode causar desníveis que prejudiquem o movimento das composições. Por isso, as vigas são pré-fabricadas em uma fábrica montada especialmente para atender às necessidades da obra.
O mesmo processo é usado para a montagem dos deck-switches – lajes de concreto que permitem aos trens mudar de via. São 36 peças com 60 metros de comprimento, instaladas nas estações e nas regiões de manobra das composições. Para acelerar a obra, que em 2015 porá em funcionamento 7,7 quilômetros, vários consórcios atuam no empreendimento. Ao todo são dez. O principal deles é o Consórcio Expresso Monotrilho Leste, formado por Queiróz Galvão, OAS e Bombardier. Também atuam os consórcios S/A Paulista/Somague, Arc Comércio e Serviços, Siemens/MPE, MPE/Infoglobal, Ebei/Intertechne, Pólux/SMZ/Headway X, Copem/Afire/Tekhnites, Lenc/Hidroconsult, Ductor/Logos e BBL/Tekhnites.
Entrevistados
Consórcio Expresso Monotrilho Leste e Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ) (via assessorias de imprensa)
Contatos
www.expressomonotrilholeste.com.br/contato.php
imprensa@metrosp.com.br
Crédito Foto: Guilherme Lara Campos/GESP
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.