Consumidor especializa-se em material de construção
Tendência foi confirmada na 20ª edição da Feicon Batimat, que aconteceu recentemente em São Paulo e reuniu 1.050 expositores
Tendência foi confirmada na 20ª edição da Feicon Batimat, que aconteceu recentemente em São Paulo e reuniu 1.050 expositores
Por: Altair Santos
A 20ª edição da versão brasileira da Feicon Batimat, que aconteceu em São Paulo de 18 a 22 de março de 2014, manteve o foco em um novo modelo de cliente: o consumidor-especialista – aquele que tem se familiarizado cada vez mais com a construção civil e já possui critérios para escolher materiais, produtos, equipamentos e, inclusive, os melhores sistemas para sua construção. Foi ele o centro das atenções para os 1.050 expositores que estiveram na feira.
Diante deste novo consumidor, o desafio é mostrar produtos em conformidade com as novas exigências do mercado, sobretudo depois da entrada em vigor da Norma de Desempenho. Aliás, essa foi a primeira edição da feira desde que a ABNT NBR 15575 passou a definir padrões de qualidade para sistemas construtivos e materiais. “Diferentes métodos ou tecnologias convivem no atual estágio da construção no Brasil, o que dificulta dizer o que é melhor para todos os empreendimentos e projetos. A Feicon Batimat, no entanto, procurou mostrar sistemas confiáveis a projetistas, arquitetos, engenheiros e construtores”, diz Liliane Bortoluci, diretora da feira.
Outro objetivo da Feicon 2014 foi apresentar uma tendência que já está consolidada em países da Europa, e também nos Estados Unidos, que é o “faça você mesmo”. “O varejo da construção está atento a isso e, não por acaso, os home centers agora comercializam kits de produtos de fácil aplicação ou instalação. Entre os dois mil lançamentos anunciados na feira, tivemos equipamentos que permitem o trabalho de quem não atua profissionalmente na construção civil, além de produtos que facilitam pequenas reformas e minimizam os custos das construções”, afirma Liliane Bortoluci.
Paralelamente à feira, aconteceu a Conferência Feicon Batimat 2014, que teve como tema central a profissionalização da mão de obra. “Os novos processos industriais e construtivos são uma realidade no país, e de extrema importância para acelerar obras, economizar materiais e minimizar desperdícios. Com isso, padronizar processos e qualificar a mão de obra são fundamentais”, analisa a diretora da feira.
Crescimento de 5%
A Feicon Batimat, desde a sua 1ª edição, conta com o apoio da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) que representa 144 mil lojas e gera dois milhões de empregos diretos no comércio especializado, abrangendo todos os municípios brasileiros. Por isso, a feira é vista como um termômetro que mostra como será o ano para o setor. “Diria que o evento é também um propulsor de negócios. Ele gerou encomendas para três meses de produção, a partir de negociações que aconteceram dentro da feira”, esclarece Liliane Bortoluci. Diante do volume de negócios, a Abramat saiu da Feicon projetando crescimento de 5% para 2014.
Entrevistado
Engenheira civil Liliane Bortoluci, diretora da versão brasileira da Feicon Batimat
Contato: reed@2pro.com.br
Crédito Foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.