Novo consumidor muda loja de material de construção
Empresário do setor precisa estar atento, desde o layout do estabelecimento até a qualificação constante de seus vendedores.
Empresário do setor precisa estar atento, desde o layout do estabelecimento até a qualificação constante de seus vendedores
Por: Altair Santos
Em sua 19ª edição, a Feicon Batimat 2013 trouxe, entre seus seminários, um que monopolizou os donos de lojas de material de construção. O tema era: “Você está preparado para fazer sua loja de material de construção crescer?”. O evento, que agregou várias palestras entre 12 e 13 de março, abordou assuntos como liderança, exposição de produtos, utilização das redes sociais, relacionamento e qualificação de vendedores. Promovido pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) o objetivo foi mostrar o quanto o varejo precisa estar preparado para mudar e atender o consumidor.
Para o presidente da Anamaco, Cláudio Elias Conz, hoje quem entra numa loja para comprar material de construção se comporta da mesma forma como um consumidor que vai a um ponto de venda de eletroeletrônicos. “A busca por novidades é igual. A tecnologia, a variedade e o conforto fazem parte da decisão de compra da mesma forma”, afirma, completando que há um novo consumidor e que é preciso se adaptar a ele. “O cliente está cada vez mais exigente. Cada vez mais ele pesquisa, procura entender do produto, seja dentro da própria loja ou por meio da internet ou de seu smartphone”, analisa.
Segundo Conz, o desafio do lojista atualmente é oferecer sempre a melhor experiência de compra aos clientes. “É necessário ter uma loja com produtos de qualidade e com as novidades do mercado, todos com preços acessíveis. Ter o estabelecimento sempre limpo e organizado também é importante. Oferecer um ambiente agradável fará com que o cliente tenha prazer em voltar. Vitrines bem decoradas vendem mais. Iluminação e bom atendimento também. Tudo isso conta”, explica, lembrando que a Loja Escola do Varejo da Anamaco prepara os lojistas para essa nova realidade do mercado.
No entender do especialista, o desejo do consumidor por novidades no setor de material de construção não está apenas relacionado a produtos de acabamento, mas aos insumos também. “Se ele sabe que a Itambé vende cinco tipos de cimento, e que esse produto vai agregar qualidade à sua obra, ele vai querer se informar e comprar. Hoje, três pilares sustentam o novo consumidor: qualidade, tecnologia e preço, isso independentemente do produto”, garante.
Na Feicon Batimat 2013 foi possível comprovar a preocupação dos lojistas com essa tendência. Mais de 130 mil donos de estabelecimentos, profissionais de venda e fornecedores estiveram na feira, que reuniu 1.030 marcas nacionais e internacionais no centro de convenções Anhembi, em São Paulo. “A Feicon é a grande vitrine propulsora de nosso setor. Ela traz produtos, tendências, soluções e lançamentos. Reúne em um único local o maior número de expositores de todas as partes do mundo, gerando networking e negócios. É o local ideal para se detectar o que o consumidor vai querer daqui para frente”, resume Cláudio Elias Conz.
Entrevistado
Cláudio Elias Conz, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco)
Currículo
– Cláudio Elias Conz é presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), do Sindicato do Comércio Atacadista de Materiais de Construção do Estado de São Paulo (Sincomaco), do Instituto Brasileiro de Serviços e Terceirização na Construção e na Habitação (IBSTH) e do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação – ligado ao Ministério das Cidades (CTECH)
– É também membro do Conselho Curador do FGTS, representando a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente da Câmara da Construção da Fecomércio de São Paulo
Contato: presidencia@anamaco.com.br
Créditos fotos: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
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