Shopping center alicerça construção civil em 2012

Setor planeja inaugurar 43 novos empreendimentos e estimativa é que movimente pelo menos 500 mil m³ de concreto pré-moldado.

Setor planeja inaugurar 43 novos empreendimentos e estimativa é que movimente pelo menos 500 mil m³ de concreto pré-moldado

Por: Altair Santos

A indústria de shopping centers promete ser um dos alicerces para manter a construção civil em alta em 2012. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) este ano será inaugurado praticamente o dobro de empreendimentos de 2011. De 22, saltará para 43. As novas construções somam 1,5 milhão de m² de ABL (Área Bruta Locável).

Rubens Kochen: "Shopping centers trazem resultados rápidos para as empresas da construção civil”.

Seguindo a tendência do mercado de conquistar o interior do Brasil, 29 dos shoppings em obras localizam-se em municípios com população até 500 mil habitantes. “O interior é o novo eldorado para a indústria de shopping. Isso começou em 2010, intensificou-se em 2011 e seguirá assim em 2012. Nós, por exemplo, estamos trabalhando em vários shoppings de cidades pequenas”, revela Rubens Kochen, da Kochen Associados, especialista em consultoria e planejamento de shopping centers.

De acordo com estimativa preliminar da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) as obras destes novos 43 shopping centers previstos para 2012 devem movimentar um volume de concreto pré-moldado na ordem de 500 mil m³.  “Diria que os shopping centers representam sempre um grande potencial para a construção civil, a arquitetura e o planejamento. São empreendimentos de alto investimento e curto prazo de execução (em média, dois anos) que trazem resultados rápidos para as empresas, ao contrário das grandes obras públicas que levam anos para dar retorno”, avalia Rubens Kochen.

O consultor estima que a indústria de shopping center no Brasil poderia estar até mais aquecida se houvesse mais oferta de terrenos. Nos grandes centros urbanos, o cenário já é de saturação. Por isso, a migração para o interior. “A dificuldade maior não está na obra nem no projeto. O problema mesmo é encontrar terrenos situados em locais de fácil acesso e cuja zona de influência tenha um poder aquisitivo adequado para construir um shopping center”, cita Rubens Kochen.

Atualmente, o país conta com 430 empreendimentos em operação e 10 milhões de m² em ABL. O setor de shopping centers emprega 775 mil pessoas e comporta 80.192 lojas. Para este ano, a Abrasce prevê alta de 12% nas vendas e geração de mais 115 mil novos empregos. “Boa parte destes novos shopping centers em construção são para atender as classes C e D, que passaram a consumir mais e que têm buscado conforto e segurança nas compras”, finaliza Rubens Kochen. 

Perfil do consumidor de shopping center no Brasil

– As classes sociais predominantes nos shopping centers continuam sendo as A e B, que representam 56% do total de visitantes.
– Em 2011, no entanto, as classes C e D tiveram uma participação maior entre o total de visitantes dos shoppings. Juntas, somaram 44% do total.
– Sábado é o dia com melhor desempenho no faturamento semanal dos shoppings, que representa 24%, seguido de sexta-feira, com 16%. Quase metade do faturamento semanal concentra-se nesses dois dias.
– 93% dos shopping centers abrem aos domingos. Este dia é considerado o terceiro com melhor desempenho no faturamento semanal, com 13%, mesmo índice obtido nas quartas e quintas.
– Em todo o país, o tráfego mensal de pessoas atinge a marca de 376 milhões.

Construção de shopping center em Jundiaí-SP: obras em todo o país devem consumir 500 mil m³ de concreto pré-moldado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevistados
Rubens Kochen, da Kochen Associados, especialista em consultoria e planejamento de shopping centers e Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)
Currículo

– Graduado em administração de empresas e sócio diretor da Kochen Associados, especializada em consultoria de varejo e shopping centers desde 1966.
Contato: rubens@kochen.com.br / abrasce@abrasce.com.br / http://www.portaldoshopping.com.br/index.asp

Crédito foto: Divulgação

Jornalista responsável Altair Santos – MTB 2330


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