Redes sociais alteram negócios na construção civil
Facebook, Twitter e Linkedln estão entre as ferramentas mais utilizadas pelas empresas e pelos profissionais do setor, mudando conceitos e impondo tendências.
Facebook, Twitter e Linkedln estão entre as ferramentas mais utilizadas pelas empresas e pelos profissionais do setor, mudando conceitos e impondo tendências
Por: Altair Santos
Segundo dados do Ibope Nielsen, o Brasil fechou 2011 com 33 milhões de usuários do Facebook, 14,5 milhões do Twitter e 4 milhões do Linkedln. Boa parte dos que se conectam frequentemente a estas redes sociais é de profissionais que as utilizam para expandir a carreira. Da mesma forma, as companhias também usam essas ferramentas para buscar profissionais qualificados, prospectar negócios e aprimorar pesquisas. Na cadeia produtiva da construção civil não é diferente, seja qual for o segmento em que a empresa ou o profissional estiver vinculado.
As construtoras estão entre as que melhor têm utilizado as redes sociais. Além de divulgar seus lançamentos, elas utilizam a interação que Facebook e Twitter propiciam para realizar pesquisas de mercado e direcionar seus produtos. Uma tendência do mercado, que é priorizar consumidores interessados em apartamentos com um ou dois quartos, fortaleceu-se depois que foram colhidas informações pelas redes sociais. “Se essas ferramentas constroem e destroem relacionamentos, por que não iriam influenciar também nos projetos das construtoras?”, lembra Leandro Kenski, CEO da Media Factory – especializada em marketing digital.
Outra mudança que as redes sociais trouxeram para o mercado imobiliário foi na relação cliente-vendedor. Um case conhecido no Brasil é o da Marques Construtora, de São Paulo. Desde 2009 a empresa é pioneira no país em colocar o cronograma da obra no Facebook. Diariamente os clientes podem acessar a ferramenta para verificar fotos que comprovam a evolução do empreendimento. “Hoje você consegue alcançar consumidores mais rapidamente e muitas vezes com uma estratégia bem traçada e a um custo baixo. Então, é fundamental que a empresa esteja presente no relacionamento com seus clientes”, reforça Leandro Kenski.
Para o especialista, o mercado imobiliário, junto com o setor de turismo e de comércio eletrônico, está entre os segmentos que melhor utiliza as redes sociais. Boa parte das construtoras e das imobiliárias, por exemplo, já usam Facebook e Twitter como ferramentas de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). “Isso as ajuda a resolver os problemas com mais rapidez. Até porque, se não solucionar, os problemas tendem a se agravar, por causa da rápida repercussão. Se a empresa não faz nada, ela fica à deriva, digamos assim. Então, é ideal que a empresa seja alertada via redes sociais, mas também reaja rapidamente”, destaca o consultor em marketing digital.
Profissionais
Não são apenas as empresas ligadas à construção civil que se beneficiam das redes sociais. Os profissionais que atuam no setor também. Engenheiros e arquitetos, por exemplo, hoje utilizam Twitter, Facebook e Linkedln para prospectar oportunidades de trabalho e trocar informações sobre projetos e tecnologias. Cada ferramenta desempenha uma função neste universo. “O Linkedln é mais eficiente para formar um networking (rede de relacionamento profissional). Já o Facebook serve para divulgar projetos, teses, uso de novas tecnologias, enfim, troca de conhecimento. Quanto ao Twitter, diria que é útil para uma comunicação rápida, se bem que os profissionais hoje usam as três ferramentas simultaneamente”, finaliza Leandro Kenski.
Entrevistado
Leandro Kenski, CEO da Media Factory
Currículo
– CEO da Media Factory, agência de marketing de performance
– Com mais de 12 anos de experiência em internet, o executivo é o fundador do site iVox e especialista em marketing digital
Contato: @leandrokenski / http://www.mediafactory.com.br
Créditos foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.