Complexo multiuso transforma Londrina

Área em construção na cidade vai agregar shopping, torres comerciais e residenciais, centro de convenções, teatro e parque.

Área em construção na cidade vai agregar shopping, torres comerciais e residenciais, centro de convenções, teatro e parque

Por: Altair Santos
Raul Fulgêncio: empreendimento vai gerar um impacto econômico importante para Londrina.

O maior projeto multiuso do sul do Brasil está em construção em Londrina. Trata-se do empreendimento Marco Zero, que vai agregar o Boulevard Londrina Shopping e uma minicidade, com prédios residenciais e comerciais, hotel, escolas, restaurantes, centro de convenções e áreas de lazer, além de um teatro.

O complexo será erguido em uma área de 257 mil m², com potencial construtivo de 900 mil m². A primeira etapa da obra, que inclui o hotel e o shopping, tem entrega prevista para o segundo semestre de 2012. Todo o projeto, que ainda terá cinco torres de 20 andares, estará concluído num prazo máximo de cinco anos.

Segundo o empreendedor Raul Fulgêncio, que foi quem idealizou o projeto, a obra vai mudar o perfil da cidade. “Este empreendimento é maior que o centro de Londrina. Vai criar um novo centro para a cidade, só que planejado”, explica. A expectativa é de que o complexo, quando totalmente concluído, receba um fluxo mensal de 300 mil pessoas. Para se ter uma ideia, a população atual da segunda maior cidade do Paraná é de 506.645 habitantes.

Mas os números não impressionam apenas pelo volume de clientes que irá atrair. Os dados da obra também são impactantes. A estimativa é que o empreendimento consuma pelo menos 180 mil m³ de concreto, com mais de 50% dele em forma de pré-moldado. Além disso, a primeira etapa da construção já está gerando 2.300 empregos diretos. “O Complexo Marco Zero vai criar um novo paradigma para Londrina e já é referência para a construção civil do sul do país”, exalta Fulgêncio.

O investimento total deve chegar a R$ 800 milhões e segue o conceito moderno de empreendimentos deste porte, que é o multiuso, o qual permite aliar moradia, trabalho, compras, lazer e gastronomia em um só local. O complexo também terá um parque de 35 mil m², que depois de concluído será doado à prefeitura de Londrina.

A cargo da construtora Sonae Sierra Brasil, a obra terá as certificações LEED e AQUA e contará com reaproveitamento de água, reaproveitamento de água da chuva, uso inteligente da energia, reaproveitamento de resíduos de demolição para as calçadas. O complexo está sendo erguido em uma antiga área industrial, próximo ao terminal rodoviário de Londrina e ao estádio Vitorino Gonçalves Dias. “Vai gerar um impacto econômico importante para a cidade, pois irá revitalizar uma região que encontrava empecilhos para se desenvolver”, completa Raul Fulgêncio.

Desenho do empreendimento Marco Zero: shopping, torres comerciais e residenciais, hotel e teatro em um só espaço.
Área do complexo tem potencial construtivo de 900 mil metros quadrados e deve consumir pelo menos 180 mil metros cúbicos de cimento.
País aposta em shopping
Até o final de 2014, mais 124 novos shopping centers devem entrar em operação no Brasil. Só este ano, a expectativa é de que o país atinja a marca de 439 shopping centers em operação, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A previsão é que mais 18 novos empreendimentos sejam inaugurados até o final do ano. Para 2012, está prevista a abertura de outros 29 centros de compras.
Fundações do shopping já foram erguidas no local que vai abrigar o maior complexo multiuso do sul do país.

Desde 2006, segundo dados da associação, o número de empreendimentos inaugurados anualmente só não cresceu em 2008. Naquele ano, quando o país teve de enfrentar a crise financeira mundial, foram 11 lançamentos, menos que os 14 do ano anterior.

Quantidade de shopping centers construídos recentemente no Brasil.

Clique aqui e assista ao vídeo do empreendimento.

Entrevistados
Raul Fulgêncio, empreendedor imobiliário
Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)

Currículo

– Raul Fulgêncio é corretor de imóveis e diretor-presidente da Raul Fulgêncio Negócios Imobiliários
Contatos: raul@raulfulgencio.com.br / eduardo.faustino@raulfulgencio.com.br / ana.paula@cdicom.com.br
Site: www.raulfulgencio.com.br

Créditos: Divulgação/Raul Fulgêncio e Agência Londrix

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo