Pavimento permeável contra enchentes
ABCP ajuda a propagar sistema nos grandes centros urbanos e recomenda uso em estacionamentos, pátios e ruas de tráfego leve.
ABCP ajuda a propagar sistema nos grandes centros urbanos e recomenda uso em estacionamentos, pátios e ruas de tráfego leve
Por: Altair Santos
Desde 2007, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) se debruça sobre pesquisas com concreto permeável para uso em pavimento. Os estudos foram motivados pela busca de soluções para as enchentes nos grandes centros urbanos. Coordenada pela engenheira civil Mariana Marchioni, que atua na área da indústria de pré-fabricação da ABCP, a experiência resultou na elaboração de um manual de melhores práticas em pavimentos permeáveis, tendo como modelo o pavimento intertravado.
O objetivo é disseminar o uso dos pavimentos permeáveis e seu ótimo custo x benefício no combate às enchentes. Para isso, a ABCP promove cursos e palestras sobre o tema, mostrando que o material tem boa adaptação ao uso urbano, principalmente se utilizado em estacionamentos, pátios e ruas de tráfego leve. Nestes casos, o sistema atua localmente, reduzindo ou retardando o volume de água direcionado ao sistema de drenagem da cidade.
Mariana Marchioni alerta que o pavimento permeável não deve ser confundido com o pavimento intertravado com peças de concreto para pavimentação, também conhecido como “pavers”. “O paver não se trata de um pavimento permeável. Ainda que ocorra uma pequena infiltração inicial, esta infiltração tende a se tornar nula ao longo do tempo. No pavimento permeável, toda a estrutura é feita para permitir a passagem de água”, explica.
Basicamente, o concreto permeável ou poroso é um concreto com vazios que são intencionalmente incorporados ao concreto. Enquanto em um concreto convencional deve-se atingir a maior densidade possível, nos concretos permeáveis é necessário chegar à situação oposta, onde deverão ser criados poros para permitir a infiltração de água. A porosidade de um concreto permeável varia de 15% a 30% e a água geralmente escoa com taxas entre 0,2 cm/s até 1 cm/s, dependendo do material e da sua disposição.
Para a produção de concretos permeáveis, o método mais comum é a eliminação dos agregados mais finos, optando-se pelo uso de agregados graúdos e pasta de cimento. “Assim como o concreto simples, o concreto poroso é 100% reciclável”, lembra Mariana Marchioni. Por isso, A Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana (EPA, Environmental Protection Agency) classificou os pavimentos permeáveis de BMP.
A sigla BMP (Best Management Practice) pode ser traduzida livremente como práticas sustentáveis. Ou seja, o EPA classifica os pavimentos permeáveis como uma das soluções sustentáveis para a drenagem urbana, que atua na redução da impermeabilização das cidades assim como na redução da poluição, pois a base do pavimento filtra a água da enxurrada. “Nos Estados Unidos, em alguns casos, a legislação exige a utilização deste tipo de pavimento”, diz Marchioni.
Aliás, o uso dos pavimentos permeáveis já é bem difundido em outros países. Na Alemanha – pioneira no uso deste sistema – são instalados cerca de 20 milhões de m2 de pavimentos permeáveis por ano em construções residenciais e comerciais.
Para propagar o sistema no Brasil, a ABCP promove intercâmbios com o ICPI (Interlocking Concrete Pavement Institute), nos Estados Unidos, e também integra o SEPT (Small Element Pavement Technologists) – um grupo que reúne os maiores especialistas em pavimento utilizando peças de concreto. “ABCP tem estudado este tema e elaborado uma série de ferramentas para ajudar a difundir este sistema. Mas o ideal é que as cidades também possuam um plano diretor de drenagem”, finaliza a pesquisadora da ABCP, Mariana Marchioni.
Serviço
O manual de pavimentos permeáveis pode ser acessado no portal ABCP (www.abcp.org.br) assim como informações sobre os cursos e palestras.
Entrevistada
Mariana Marchioni, engenheira da ABCP
Currículo
– Engenheira civil graduada pela Escola de Engenharia Mauá, 2004
– Cursa mestrado em Engenharia na área de materiais, pela Escola Politécnica da USP
– Atua na área da Indústria de pré-fabricação na ABCP – Desenvolvimento de produtos à base de cimento
– Secretária da norma de pavimento intertravado da ABNT
Contatos : Mariana Marchioni – mariana.marchioni@abcp.org.br
Assessoria de imprensa – marta.oliveira@abcp.org.br
erika.lide@abcp.org.br / rosangela.alves@abcp.org.br
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.