1º Rio Construção Summit terá mais de 200 palestrantes e 4 palcos juntos
O evento, considerado o maior da construção já realizado no Brasil, acontece de 19 a 21/9 no Píer Mauá
Os maiores líderes e players globais do setor da construção estarão reunidos no Rio de Janeiro de 19 a 21 de setembro para o Rio Construção Summit 2023, promovido pelo Sinduscon-Rio. Durante três dias, os participantes irão debater a conjuntura atual e as perspectivas para o aumento da produtividade da construção, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil.
O RCS, que acontece no Píer Mauá, é uma iniciativa idealizada com o intuito de ser totalmente imersiva, promovendo trocas de informações, rodas de negócios e networking. A programação inclui mais de 200 palestrantes, que se apresentarão em quatro palcos simultâneos para compartilhar mais de 80 horas de conteúdo. Para a abertura do evento, estão previstas as participações do Ministro dos Transportes, Renan Filho, do governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e dos prefeitos das cidades de Madrid (Espanha) e Bogotá (Colômbia).
“É um evento de peso, que vai trazer para o Rio de Janeiro o protagonismo das discussões em torno da indústria da construção e do mercado imobiliário”, afirma Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio. “Vamos falar sobre inovação, legislação, novos métodos construtivos, debates e apresentação de exemplos de sucesso, nacionais e internacionais, apresentados por palestrantes de renome que trarão muito conteúdo.”
Os organizadores estimam que mais de 5.000 pessoas marquem presença durante os três dias de atividades, incluindo empresários, profissionais de engenharia e arquitetura e estudantes. Nas mesas de debate, alguns dos nomes já confirmados são os de Cláudio Medeiros, presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicom), Eduardo Toledo, professor e doutor em engenharia elétrica pela USP, Íria Doniak, presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto (Abcic), e Danielle Hoppe, gerente de transportes ativos do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP).
Um dos convidados internacionais é Mohamad Kassem, professor de Engenharia e Construção Digital na Escola de Engenharia da Universidade de Newcastle (UNEW), no Reino Unido. Ele irá falar sobre o impulsionamento da inovação por meio da digitalização dos processos na construção.
A programação também inclui a discussão mais do que atual sobre os impactos da Reforma Tributária no setor da construção civil, com a presença, dentre outros, de Rodrigo Dias, conselheiro jurídico do Sinduscon-SP, e de Manoel Procópio Junior, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, sob a mediação de Luiz Antonio França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
Outros assuntos que farão parte do Rio Construção Summit 2023 serão a reindustrialização no Brasil, as inovações que vão transformar o futuro do segmento, o papel dos setores público e privado na modernização e no aumento da eficiência da cadeia produtiva, segurança no trabalho e as práticas adotadas no Brasil e no exterior em relação à qualificação profissional.
As inscrições para o evento devem ser feitas pelo site oficial.
Fontes
Rio Construção Summit
Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.