1ª fase da revitalização da orla de Matinhos será entregue até o final do ano
Obras trarão impacto positivo de caráter ambiental e social para o município do litoral do Paraná
A revitalização da orla da cidade de Matinhos é a principal intervenção urbana da história do litoral do Paraná, com investimento superior a R$ 500 milhões. O projeto prevê melhorias na pavimentação e recuperação de vias urbanas.
O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e fenômenos naturais, como chuvas fortes e ressacas que anualmente atingem o litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer em Matinhos.
Dividida em duas etapas, a fase inicial, com orçamento de R$ 354,9 milhões, abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de micro drenagem e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas. “O prazo para entrega da primeira etapa será finalizado no segundo semestre do ano”, afirma José Luiz Scroccaro, diretor presidente do Instituto Água e Terra (IAT).
As intervenções são feitas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Na segunda etapa, com previsão de início em 2025, será recuperar o trecho de 1,7 quilômetros entre os balneários Flórida e Saint Etienne. Haverá, também a implantação de infraestrutura urbana, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.
Segundo levantamento técnico, divulgado pelo IAT, os trabalhos de micro drenagem atingiram 25,8%. Já o processo de macrodrenagem está 92% finalizado. Essa formatação do novo sistema de drenagem (macro + micro) vai exercer papel fundamental no controle e diminuição das cheias e enchentes que prejudicaram a cidade durante muitos anos.
O sistema de micro drenagem terá 23 quilômetros das novas canaletas e começou a ser instalado em maio de 2023, com um investimento de R$ 39,2 milhões. Já com relação à macrodrenagem, as intervenções estão sendo feitas desde junho do ano passado no canal da Avenida Paraná, no bairro do Tabuleiro, em Caiobá. Um trecho de 1,5 quilômetro do canal está sendo alargado para 7 metros (com peças de concreto em formato de “U”), aumentando a velocidade do escoamento e diminuindo o nível de alagamento.
Outro destaque na obra é a faixa de areia, que foi alargada em até 100 metros, do Canal da Avenida Paraná ao Balneário Flórida. Ao todo, foram depositados 3 milhões de metros cúbicos de areia, o equivalente a 220 mil caminhões, de acordo com cálculo do IAT, retirados do fundo do mar.
Para o serviço de engorda foi utilizada uma tecnologia complexa de dragagem, com uma embarcação com auto transportadora de sucção e arrasto. Este tipo de equipamento possui cisterna e propulsão própria, o que permite sua navegação até a chamada jazida de empréstimo, onde ela draga a areia, deposita em sua cisterna e, em seguida, manda o material pela tubulação, que está submersa e permanece em posição dinâmica para recalcar a areia até a praia, onde os tratores fazem o espalhamento na parte seca.
Segundo o Governo do Estado, estas obras trarão um grande impacto positivo de caráter ambiental, de saneamento e sobretudo social para o município de Matinhos com reflexo na economia local e do Estado do Paraná com incremento no turismo.
A transformação do litoral, com fomento do turismo focado na geração de emprego e renda e na melhoria da qualidade de vida, é prioridade para o Governo do Paraná. O projeto está sendo desenvolvido há alguns anos, e tem como objetivo melhorar o IDH e o desenvolvimento da região, com atenção à preservação do meio ambiente, com a implementação de projetos sustentáveis.
Fonte:
Instituto Água e Terra e Governo do Paraná
Entrevistado:
José Luiz Scroccaro é engenheiro civil, com especialização em Gestão Ambiental. É diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT) no Paraná, desde maio de 2024.
Contato:
Assessoria de Comunicação – Instituto Água e Terra
Jornalista responsável:
Fabiane Prohmann – DRT 3591/PR
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.