Ranking mostra cidades mais inteligentes do Brasil
Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba encabeçam lista de metrópoles que adotam princípios inovadores em gestão urbana
Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba encabeçam lista de metrópoles que adotam princípios inovadores em gestão urbana
Por: Altair Santos
O Brasil ganhou seu primeiro ranking de cidades inteligentes. A lista mapeou 700 municípios para poder classificar os 50 mais desenvolvidos, e que atendem a maioria dos seguintes quesitos: mobilidade, urbanismo, economia, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, governança e empreendedorismo. O Ranking Connected Smart Cities é considerado um ponto de partida para que as cidades brasileiras possam alcançar padrões internacionais de “cidades inteligentes”. No ranking, as cinco cidades que encabeçam a lista são Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF e Curitiba-PR.
Segundo o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção, o projeto serve para despertar no poder público e na iniciativa privada novas maneiras de perceber as cidades. “É preciso que representantes tenham consciência dos investimentos e aprimoramentos que devem ser realizados nas diversas áreas mapeadas, pois a questão das cidades é uma das principais pautas da atualidade. É a partir delas que vamos buscar reduzir o consumo dos recursos naturais, minimizando custos e melhorando a vida das pessoas”, afirma, destacando que as capitais brasileiras estão mais sintonizadas com os conceitos de cidades inteligentes do que municípios do interior.
Das dez cidades que lideram o ranking, nove são capitais e apenas São Caetano do Sul, no ABC paulista, surge no topo da lista representando cidades com menos de 200 mil habitantes. O alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), considerado o 1º do país, e boas políticas de segurança pública destacam o município paulista. No entanto, boa parte das metrópoles brasileiras com vocação para cidades inteligentes o faz por ter conseguido avanços em obras de mobilidade urbana. É o caso do Rio Janeiro, cujos projetos vinculados aos jogos olímpicos de 2016 tiveram peso significativo para que ocupasse o primeiro lugar. Entre eles, destacam o Porto Maravilha e a linha 4 do metrô – hoje o maior projeto de mobilidade urbana do país.
Além dos serviços públicos básicos
Reforma no plano diretor da cidade e investimento em modais alternativos, como ciclovias, fizeram São Paulo aparecer em segundo lugar no ranking de cidades inteligentes do Brasil. Já Belo Horizonte ocupa o terceiro lugar por causa de investimentos em projetos de BRT (Bus Rapid Transit) e também pelas intervenções na área de saneamento básico. Avançando na linha do empreendedorismo, Brasília começa a instalar um dos mais complexos parques tecnológicos do país, cuja finalidade é desenvolver pesquisas na área de medicina e biodiversidade. Esse projeto colocou a capital federal em 4º lugar no ranking.
Curitiba surge na 5ª colocação do Connected Smart Cities pelo legado em transporte público e pelas ações na área de educação. A capital paranaense também foi bem ranqueada pelas iniciativas em empreendedorismo digital. Aliás, a conexão de cidades com a Tecnologia de Informação e com o mundo digital também permitiram que Florianópolis, Porto Alegre e Recife aparecessem entre as dez cidades melhor posicionadas na lista. A capital pernambucana, por exemplo, é uma das que mais tem pontos livres de acesso à internet em áreas públicas. “Cidades inteligentes devem ir além dos serviços públicos básicos. Elas precisam fazer com que seus cidadãos aprendam a pensar. Para isso, têm que estar atentas aos avanços tecnológicos”, alerta Thomaz Assumpção.
No mundo, as principais cidades inteligentes são Barcelona, Estocolmo, Seul, Cingapura e Londres.
Acesse o Ranking Connected Smart Cities
http://issuu.com/connectedsmartcities/docs/cat__logo_connected_smart_cities_20
Entrevistado
Engenheiro civil Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems (via assessoria de imprensa)
Contatos
contato@urbansystems.com.br
Crédito Foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.