Obras de mobilidade chegam às rodovias do PR
Estradas sob a jurisdição do DER serão equipadas com calçadas, ciclovias e passarelas, em seus trechos urbanos, para reduzir atropelamentos
Estradas sob a jurisdição do DER serão equipadas com calçadas, ciclovias e passarelas, em seus trechos urbanos, para reduzir atropelamentos
Por: Altair Santos
Os trechos urbanos de algumas das principais rodovias do Paraná começam a ganhar obras de mobilidade urbana. O projeto prevê a construção de 200 quilômetros de calçadas em paver e 90 quilômetros de ciclovias, além de passarelas em pré-fabricado de concreto. O primeiro corredor a ser atendido é o que envolve os 31 quilômetros de duplicação da PR-417, mais conhecida como Rodovia da Uva, no município de Colombo-PR. Também já saiu do papel a remodelagem das ligações entre Maringá e Paiçandu (PR-323) e entre Londrina e Cambé (PR-445).
A expectativa é de que todas as obras de mobilidade previstas no projeto estejam concluídas até o final de 2016, com orçamento estimado de R$ 30 milhões. Além das rodovias estaduais, o DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná) priorizará também os entroncamentos com as estradas federais. O objetivo é reduzir sensivelmente o número de atropelamentos nos trechos selecionados. “O DER trabalha com a previsão de que poderá cair em até 90% o volume de acidentes por atropelamento, com a implantação deste sistema de mobilidade”, afirma a assessoria de imprensa do organismo.
Para o diretor geral do DER-PR, Nelson Leal Junior, o projeto de mobilidade adotado pelo organismo mostra também uma mudança conceitual para as estradas paranaenses. “A questão da mobilidade passou a integrar as obras rodoviárias, ao contrário do que vinha sendo feito anteriormente. A intenção é proporcionar mais segurança aos demais modais de transporte, permitindo que os pedestres e ciclistas possam conviver em segurança ao longo da malha rodoviária estadual”, diz.
O plano do DER-PR vai atender mais de 20 municípios paranaenses, priorizando as regiões metropolitanas de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Outra medida é utilizar as obras para estimular os produtores locais de artefatos de concreto, fazendo com que eles participem das licitações para fornecimento de materiais para calçamento e construções de passarelas. Segundo dados mais recentes da Mineropar (Minerais do Paraná S/A) há cerca de 1.100 indústrias voltadas para esse segmento em todo o Estado. A ideia do DER é contemplar tanto a indústria ligada ao cimento quanto a de asfalto.
Confira os trechos que serão contemplados com obras de mobilidade urbana nas rodovias paranaenses:
• Curitiba-Pinhais-Piraquara (PR-415)
• Rodovia da Uva (PR-417)
• Curitiba-Rio Branco do Sul (PR-092)
• Tijucas do Sul (PR-281)
• Londrina-Cambé (PR-445)
• Maringá-Paiçandu (PR-323)
• Corredor Campos Gerais (PR-151)
• Entroncamento BR-376 (Ponta Grossa)
• Entroncamento BR-277 (Palmeira)
• Entroncamento BR-476 (Três Barras)
• Corredor Norte Central – Lote 1 (PR-170)
• Entroncamento BR-369 (Rolândia)
• Corredor Norte Central – Lote 2 (PR-445)
• Entroncamento PR-218 (Acesso a Três Marcos – Londrina)
• Entroncamento PR-272/BR-376 (Mauá da Serra)
• Corredor Norte Central – Lote 3 – PR-272/PR-466
• Entroncamento PR-466 (Porto Ubá)
• Corredor Norte Central – Lote 4 – PR-466
• Furnas – Entroncamento BR-277 (Guarapuava)
• Corredor PR-463 – Divisa PR-SP
• Corredor da Produção Avícola (PR-180)
• Entroncamento PR-281 (Alto Bela Vista)
• Rio Santa Rosa (Francisco Beltrão)
• Corredor da Produção Avícola (PR-281)
• Entroncamento BR-373
• Entroncamento PR-493 (Dois Vizinhos)
• Entroncamento BR-163
• Corredor Noroeste – Lote 1 – PR-317
• Ponte sobre Rio Paranapanema (Divisa PR-SP)
• Corredor Noroeste – Lote 3 – Início pista dupla (Umuarama)
• Entroncamento PR-272, PR-182 e BR-272 (acesso a Francisco Alves)
• Corredor Noroeste – Lote 4 – PR-182: Divisa PR/SP (Usina Hidrelétrica de Rosana)
• Nova Londrina e Corredor do Ivaí (PR-082)
Entrevistado
DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná) (via assessoria de imprensa)
Contato: www.der.pr.gov.br
Créditos fotos: Divulgação/DER
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.