Estrada com pavimento de concreto é reciclada após 40 anos
Revestimento antigo do trecho urbano da I-696, nos Estados Unidos, será retirado, triturado e servirá de agregado para a repavimentação
A I-696 é uma rodovia com oito vias, que recebe diariamente cerca de 180 mil veículos, escoando e recebendo o tráfego entre Detroit e outras regiões do estado de Michigan. No trecho urbano da cidade, a estrada tem extensão de 40 quilômetros. O pavimento de concreto que a reveste tem 40 anos, e será substituído, mas não descartado. O revestimento antigo será retirado, reciclado e servirá de agregado para o novo pavimento, também em concreto.
A inovação é que toda a reciclagem se dá no local da obra, graças a máquinas que processam o concreto antigo, preparando-o para ser reutilizado na nova pista. As obras começaram em abril e devem ser concluídas em novembro de 2018. Os testes laboratoriais mostraram que o concreto reciclado permitirá que o novo pavimento dure mais de 40 anos, em função da qualidade dos agregados reciclados.
As obras estão a cargo do MDOT (Michigan Department of Transportation [Departamento de Transporte de Michigan]) e vão custar 90 milhões de dólares. A restauração da rodovia interestadual alcançou 25% no final do mês de junho. Durante os dias de semana, a obra avança sem interromper totalmente o fluxo de veículos. Nos finais de semana, trechos das pistas são fechados completamente e o tráfego é desviado das partes em obra.
A decisão de repavimentar a I-696 ocorreu depois de um acidente que feriu uma motorista em maio de 2017. O automóvel que a mulher guiava foi atingido por um pedaço de concreto do tamanho de uma bola de futebol americano, que soltou do pavimento e foi arremessado por um caminhão que trafegava à sua frente. A vítima foi atingida e chegou a ficar hospitalizada em estado grave.
Tecnologia de repavimentação enfrenta resistência e tem até dossiê contrário
Por isso, o projeto de repavimentação prioriza a qualidade. “O MDOT e as construtoras contratadas para a obra estão comprometidos em ter um pavimento de alta qualidade que durará muitos anos”, disse Alan Ostrowski, gerente de projeto do MDOT. Ele explica que a nova pista de concreto é reforçada com barras de aço e juntas de dilatação especiais. Apesar das técnicas construtivas, a repavimentação enfrenta resistência.
Empresas que atuam com pavimentação de concreto estimam que a I-696 tenha que ser refeita daqui a 15 anos. O dossiê entregue à imprensa mostra que com um gasto 15% maior o MDOT poderia ter contratado um pavimento novo que duraria 50 anos. “Atualmente há aditivos que são acrescentados ao concreto e que podem torná-lo mais resistente ao tráfego de veículos e também às intempéries do clima”, diz o documento.
O dossiê é assinado pela Everlast Concrete Technologies e pela Trinity Construction Solutions, com o apoio do senador republicano Patrick Colbeck, que tem pretensões de ser governador do estado do Michigan. “A política de pavimentação do Michigan se transformou em um programa para gerar empregos, e não para priorizar a qualidade das estradas”, critica.
Entrevistado
MDOT (Michigan Department of Transportation [Departamento de Transporte de Michigan]) (via assessoria de imprensa)
Contato: MDOT-MovingMacomb@Michigan.gov
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.