Employer branding ajuda a reter capital humano
Ações na área de gestão de pessoas reforçam imagem de boa empregadora da empresa, diminuem o turn-over e o absenteísmo e elevam a produtividade
Ações na área de gestão de pessoas reforçam imagem de boa empregadora da empresa, diminuem o turnover e o absenteísmo e elevam a produtividade
Por: Altair Santos
No Brasil, as primeiras empresas a usar o conceito employer branding foram as multinacionais instaladas no país. A partir de 2010, as grandes construtoras brasileiras com obras fora do país passaram a entender a importância de contar para o mercado o propósito de suas marcas. Desde então, começaram a empreender projetos para reter e atrair talentos, além de planos de valorização do capital humano. Tudo calcado em técnicas de employer branding.
Resumidamente, employer branding é um conjunto de ações que reforçam a imagem de boa empregadora de uma empresa. A metodologia consiste em oferecer benefícios e evitar que a burocracia da corporação entedie seus colaboradores com grandes potencialidades. Surgiu depois que especialistas em recursos humanos e gestão de pessoas deduziram que é mais barato não deixar colaboradores talentosos sair do que ficar competindo no mercado.
Para o engenheiro de produção André Dametto, especialista em desenvolvimento profissional, aumentar o engajamento dos colaboradores eleva a produtividade média dos colaboradores em 18%, a lucratividade do negócio em 16% e a satisfação dos clientes externos em 12%, além de diminuir o número de acidentes de trabalho em 49% e o absenteísmo em 37%. “Os ganhos são diversos, tanto em indicadores de gestão de pessoas quanto em indicadores de negócios. É o que mostram esses dados da pesquisa Q12 da Gallup. Ela comprova que mais do que custo, projetos de gestão de talentos são investimento”, afirma.
Dametto alerta que employer branding é uma estratégia pertinente para empresas que já tenham um grau mínimo de maturidade em gestão de recursos humanos. “Quem ainda está precisando transformar o departamento pessoal em área de recursos humanos, há projetos mais prioritários. De nada adianta gastar dinheiro na fase de treinamento de pessoal se ainda há deficiências na etapa de recrutamento e seleção”, diz.
Geração Y
O projeto de employer branding é recomendado também para empresas que estejam se preparando para dar cargos de gestores a profissionais pertencentes à geração Y. “Essa é uma geração interessada em fazer a diferença, e que dá preferência às empresas que façam ela se sentir participante de uma missão. Quando sente que o emprego não é mais desafiador, sai. Mas independentemente de rótulos, o employer branding é uma maneira eficaz de humanizar o trabalho”, completa André Dametto.
Nas empresas em que o employer branding está consolidado, caíram razoavelmente o turnover e o absenteísmo. Também houve aumento de produtividade. “O ganho financeiro advindo do employer branding é certamente superior ao valor total de investimento no projeto e na governança de seus conceitos”, avalia o especialista, que lista o passo a passo para a implantação do employer branding:
– Faça um diagnóstico do que seus funcionários almejam.
– Consulte empresas que já adotam o employer branding.
– Avalie se os concorrentes não estão assediando os talentos da empresa.
– Melhore as condições básicas de trabalho.
– Estabeleça um employment value proposition (EVP) – espécie de medição do valor de cada cargo na empresa.
– Implemente mudanças adotando uma comunicação clara e honesta com seus funcionários.
Nas empresas que adotaram o employer branding, engenheiros de produção foram incorporados ao setor de recursos humanos. Esse profissional é importante, pois consegue identificar o propósito do negócio, suas estratégias e traduzi-las nos processos de gestão de talentos. “Essa visão sistêmica tem gerado cases de sucesso aqui no Brasil, como a Ambev, que além de ter processos logísticos e comerciais tornou-se referência na formação de líderes”, cita André Dametto.
Entrevistado
Engenheiro de produção André Luiz Dametto, sócio-diretor da ALD Consultoria, especialista em coaching, desenvolvimento profissional e gestão de talentos
Contato
andre@aldconsultoria.com
Crédito Foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
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