Concreto polido: do chão da fábrica à decoração
Piso ganha interior das casas, mas é preciso o emprego adequado de tecnologias e de elementos agregados para se evitar patologias
Piso ganha interior das casas, mas é preciso o emprego adequado de tecnologias e de elementos agregados para se evitar patologias
Por: Altair Santos
O piso de concreto polido tornou-se elemento de decoração em residências de alto padrão construídas nas cidades de Los Angeles e Miami, nos Estados Unidos. Seguindo a tendência, passou a ser usado no Brasil com a mesma finalidade de acabamento interior. Antes limitado ao chão da fábrica, o material invadiu a sala de estar, os quartos e a cozinha, graças a tecnologias como o polimento por diamante e novos reagentes agregados ao concreto. Entre eles, endurecedores de superfície à base de nanosílica, silicato de sódio, flúor silicato ou impregnantes poliméricos com resina epoxy.

Por isso, o emprego do concreto polido em superfícies internas de residências requer a contratação de empresas especializadas. Seu uso, por exemplo, impõe restrições ao cimento Portland CP III, devido à presença de escórias e pozolanas. Já a resistência mínima à compressão deve ser de 35 MPa. Além disso, para se ganhar brilho no processo de polimento deve-se aumentar a dureza da superfície em até 6 ou 7 Mohs – a escala de Mohs quantifica a dureza dos minerais. Já os agregados do concreto, desde que o cliente deseje um polimento mais profundo, a opção deve ser por materiais mais decorativos.
Outro detalhe importante é que o lançamento do concreto precisa ser sempre agendado para os primeiros horários da manhã. É recomendável informar a concreteira que será aplicado um concreto com “traço para piso acabado” ou “traço para piso polido”. Esse concreto vem com menor ou nenhuma quantidade de retardador de pega, fundamental para o uso em pisos polidos. Todos esses cuidados são para evitar uma das patologias mais comuns a esse tipo de piso: o lascamento ou delaminação. Normalmente, ela ocorre por causa do polimento prematuro ou do emprego de um concreto inadequado.

Para evitá-la, é preciso fazer o polimento após encerrado o processo de exudação do concreto, a fim de que não se criem lâminas d’água abaixo da superfície. Outra recomendação importante está na manutenção do piso. De preferência, ela deve ser sempre a seco, ficando proibido o uso de produtos ácidos, como “lava pedras”. Bem aplicado, o piso de concreto polido apresenta pelo menos seis vantagens em relação a outros revestimentos. São elas:
1) Vida útil muito mais longa do que cerâmicas, madeiras ou carpetes.
2) Fácil manutenção.
3) Redução substancial na proliferação de mofos, ácaros e bactérias. Por isso é recomendável como piso interior para pessoas alérgicas e portadoras de doenças respiratórias.
4) Adapta-se a qualquer tipo de decoração.
5) Custo mais barato do que pisos que recebem placas de mármore ou granito.
6) Propiciam eficiência energética, pois o brilho reflete tanto calor quanto luz.

Entrevistado
Engenheiro mecânico Alexis Joseph Steverlynck Fonteyne, vice-presidente da ANAPRE (Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho) e sócio-proprietário da Solepoxy Indústria e Comércio de Resinas – empresa fabricante de produtos e sistemas para revestimentos de alto desempenho.
Contato: anapre@anapre.org.br
Créditos Fotos: Divulgação/ANAPRE/Solepoxy
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/03/2025
Pavimento urbano de concreto em loteamentos: é viável?
O pavimento de concreto vem sendo cada vez mais utilizado em rodovias e cidades. Mas como fica seu uso em loteamentos? Loteamento Smart Urba Vila Profeta, em Campinas (SP),…
26/03/2025
Seminário internacional mostra que projetos de retrofit causam impacto direto na valorização imobiliária
Vista aérea do projeto Cidade Matarazzo, que passou por um processo completo de retrofitCrédito: Divulgação O retrofit tem se consolidado como uma solução essencial para a…
26/03/2025
Innova Build Conference estreia no Brasil e discute sistemas construtivos inovadores para os setores da engenharia e construção
Uma das 300 casas impressas em 3D no Texas (EUA)Crédito: Divulgação/Icon Build A primeira edição brasileira do Innova Build Conference (IBC) aconteceu em São Paulo no dia 1º de…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
