Aplicativo cria placa virtual para imóveis

Ferramenta, batizada de “Placa Virtual”, permite que o interessado carregue em seu celular todas as informações do bem que pretende alugar ou comprar

Ferramenta, batizada de “Placa Virtual”, permite que o interessado carregue em seu celular todas as informações do bem que pretende alugar ou comprar

Por: Altair Santos

Um aplicativo que leva a internet para a placa imobiliária. É o que os paranaenses Thiago Folador e Fernando Ribo criaram com a ferramenta batizada de “Placa Virtual”. Ela permite que o interessado em um imóvel carregue no celular todas as informações sobre locação ou venda de determinado bem. “Para escanear uma placa virtual, basta que o interessado tenha em seu smartphone qualquer aplicativo leitor de QR Code (i-Nigma, por exemplo) e aponte a câmera do celular para o código da placa. Feito isso, o usuário será direcionado automaticamente para uma ficha do imóvel, onde terá acesso às características, fotos e valores”, explica Thiago Folador. A tecnologia funciona tanto em aparelhos com sistema Android quanto iOS (iPhone).

Thiago Folador, um dos inventores do aplicativo: tirando a placa imobiliária da idade da pedra

Para os criadores do aplicativo, era preciso dar mais funções à placa física do imóvel, para que ela não informasse apenas o tipo de transação, o logotipo e o telefone da imobiliária. “O aplicativo Placa Virtual é a evolução da antiga placa imobiliária. Estamos em 2015 e a placa de vende continuava limitada às mesmas funcionalidades que tinha séculos atrás. Era hora de tirar a placa imobiliária da idade da pedra”, afirma Thiago Folador, completando que a ferramenta foi idealizada com base em uma necessidade que o mercado imobiliário já vinha sinalizando. “O mercado já tinha a necessidade de um produto inovador que fosse capaz de modernizar as placas por meio de uma interação perfeita com o smartphone dos clientes”, diz.

Outra percepção dos criadores do aplicativo é que os empresários do ramo imobiliário já estavam atentos ao consumidor Mobile. “Eles sabem que 71% dos usuários de internet acessam a rede por meio de seus telefones celulares. Quando o assunto é dispositivo móvel, estamos falando de nada menos que 280 milhões de celulares em todo o Brasil”, revela Folador. Segundo ele, o desenvolvimento do sistema levou cerca de dois anos. “Primeiro criamos um código inteligente que incorpora automaticamente as informações do imóvel. Isso levou seis meses. Em seguida, iniciamos o processo de proteção intelectual, que levou cerca de um ano. Feito isso, investimos outros seis meses estudando o mercado imobiliário e criando a marca para o produto, que hoje é “Placa Virtual”, complementa.

Aliado do corretor de imóveis
A vantagem do aplicativo é que ele não remete para o site da imobiliária, mas fornece diretamente as informações do imóvel. “Uma vez que o usuário acessa o Placa Virtual, a partir de um determinado imóvel, ele poderá ver todas as fotos internas e o valor de negociação. Além disso, poderá solicitar mais informações ao anunciante através de um formulário apresentado pela ferramenta. Outra funcionalidade bem legal é o botão ligar. Quando tocado, ele inicia uma ligação automática para o corretor responsável pelo imóvel, sem a necessidade de digitar os números do telefone”, destaca Thiago Folador. “Tudo isso sem nenhum custo, já que a grande maioria dos aplicativos capazes de ler QR Code pode ser baixada gratuitamente”, completa.

O aplicativo criado no Paraná tem patente depositada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e incorpora tecnologia que ainda não está presente em similares existentes nos Estados Unidos e na Europa. “Nossa ideia era importar uma tecnologia, mas nem nos países desenvolvidos existia uma solução satisfatória. Tivemos que inventar algo totalmente novo dando origem ao Placa Virtual”, garante Folador, assegurando que a ferramenta não é inimiga do corretor de imóveis. Pelo contrário. “O Placa Virtual diminui os custos e poupa tempo dos corretores, que passam a focar seus esforços em clientes que realmente têm chance de efetivar negócios. Além disso, a inovação agiliza o agendamento de visitas e diminui a distância entre o interessado no imóvel e a imobiliária”, finaliza.

Entrevistado
Thiago Folador, especialista em marketing digital e CEO do Placa Virtual
Contatos
thiago@placavirtual.com.br
www.placavirtual.com.br

Crédito Foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo